Sedes discute estratégias de desenvolvimento em reunião do Cosud

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) propôs a continuidade do calendário de reuniões do eixo temático de Desenvolvimento do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que estavam paralisadas desde março devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por sugestão da Sedes foi realizada, na tarde dessa quarta-feira (04), uma reunião on-line que abordou temas voltados às ações de sustentabilidade e foram definidas metas para as próximas agendas.

Na ocasião, se reuniram representantes dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou que o retorno dos encontros favorece os estados brasileiros afetados pelos impactos da pandemia da Covid-19.

“Todos os estados do País precisam mais do que nunca um do outro, estamos vendo, inclusive, uma segunda onda de contaminação de Covid-19 na Europa, o que traz uma preocupação no Brasil, pois nenhum estado estava preparado para ser surpreendido de uma forma tão brusca na área da saúde e econômica. Precisamos voltar a discutir as pautas de desenvolvimento que podem ser concretizadas e levadas para a discussão na Câmara dos Deputados e no Senado”, afirmou Kneip.

A assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, pontuou que a reunião foi importante para a troca de experiências entre os estados e parceria colaborativa para criar soluções robustas. “Devido à pandemia, as reuniões do Cosud ficaram paralisadas por um tempo, agora, esses movimentos de retomada são de extrema relevância para que os setes estados das referidas regiões possam definir pautas em comum e, em seguida, concretizá-las, o que irá contribuir para a recuperação econômica”, disse.  

Também participaram da reunião virtual os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Juliano Alves Pinto e Douglas Cabido; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Bruna Barros e Adriana Tedesco; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Elisangela Fernandes; e o diretor-técnico do Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Texto: Carolina Moreira 

Leia mais

Leia também