Secretário fala sobre projetos voltados para qualificação profissional e apoio ao desenvolvimento de geração de renda em Barra de São Francisco

Durante entrevista na rádio prefeitura de Barra de São Francisco nesta terça-feira (30), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, disse ao locutor Helder Souza e o repórter Ricardo Madureira, sobre alguns projetos que estão voltados para qualificação profissional e apoio ao desenvolvimento de geração de renda ao pequeno empreendedor de Barra de São Francisco.

RELATÓRIO PROJETOS SECRETARIA

Cidade Empreendedora – Implantação do programa Cidade Empreendedora, uma adesão do município no programa foi assinada pelo Prefeito Enivaldo Euzébio dos Anjos, com o objetivo de transformar a realidade local através da implantação de políticas de desenvolvimento voltadas para a área econômica e social.

Simplifica ES

Planejamento, organização e articulação entre os setores da Fazenda, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente do Município e Junta Comercial do Estado para a simplificação e desburocratização dos processos de abertura de empresas em âmbito municipal, favorecendo a criação de comércios locais.

Lei Complementar 005/2021

Sancionada a Lei Complementar 005/2021 que institui a Lei Geral Municipal do Microempreendedor Individual da Microempresa e da Empresa de pequeno porte. • Lei da Liberdade Econômica 1053/2021- Sancionada a Lei de Liberdade Econômica 1053 de 18 de maio de 2021 que dispõe sobre as normas relativas à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do município como agente normativo e regulador. • Grau de risco de atividades econômicas – Proposição de decreto que define o grau de risco de atividades municipais de acordo com a classificação nacional de atividades econômicas, dando o primeiro passo para simplificação de abertura de empresas.

Projeto Rota Culinária

Início do Projeto ‘’ Rota Culinária’’ tendo como principal objetivo valorizar o que há de melhor em nossa região e ampliar a oferta de negócios culinários, por meio do desenvolvimento de ações que favorecem o homem do campo e da cidade, fortalecendo o setor, sempre visando o desenvolvimento socioeconômico das famílias e de comércios em geral, fomentando os pequenos negócios.

Projeto Barraca na Praça

Implantação do Projeto Barraca na Praça nos Bairros Nova Barra e Centro visando valorizar o trabalho gastronômico e artesanal e gerando renda para os munícipes. • Cadastros Artesãos – Iniciativa e apoio aos artesãos para adesão a Carteira do Artesão através da ADERES.

Casa do Artesão

Projeto em andamento onde será criado a Casa do Artesão, para que os artesãos do município divulguem e comercializem seus trabalhos através do apoio e incentivo da Prefeitura.

Cadastro MEI

Iniciativa e apoio ao Microempreendedor para cadastro do MEI.

Qualificar ES

Viabilização de cursos de qualificação através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Hora do Empreendedor

Projeto visando a capacitação, motivação de profissionais que buscam empreender.

Como se tornar um MEI

Como ser um Empreendedor de Sucesso • Como tornar sua empresa mais lucrativa • Estratégias para ampliar minhas vendas • Marketing Pessoal – Quando o negócio é você • Boas práticas de postagem usando o CANVA • Boas razões para investir em Marketing Digital • Pagamento eletrônico:

O uso da tecnologia para atrais clientes • Atendimento ao cliente: como satisfazer e encantar seus clientes • Whatsapp Business – Vendas na palma da sua mão