Secretário de Saúde prevê abertura de mais de 100 leitos de UTI para Covid-19 no Espírito Santo

Essa seria a quinta e última fase da ampliação de leitos do governo planejada como forma de enfrentamento à pandemia.

Secretário de Estado da saúde, Nésio Fernandes, e subsecretário de vigilância epidemiológica, Luis Carlos Reblin, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6) — Foto: Divulgação/Sesa

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, declarou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (6), que o Espírito Santo pode receber mais de 100 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 no mês de julho. De acordo com ele, essa seria a quinta e última fase da ampliação de leitos prevista pelo governo.

Nesta segunda-feira (6), o Espírito Santo está com mais de 86% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 ocupados. As piores situações em relação às vagas ocorrem nas regiões Metropolitana e Norte do Espírito Santo.

Nas duas regiões, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está próxima aos 90%. Questionado sobre o assunto, o secretário enfatizou que o sistema de saúde do Estado não entrou em colapso.

“Nos últimos dias, houve de fato um aumento na ocupação de leitos. No entanto, hoje estamos muito tranquilos e seguros de que a estratégia adotada foi muito acertada. Ainda temos mais de 110 leitos que podem ser abertos no mês de julho”, declarou o secretário. “O Espírito Santo não colapsou”, voltou a dizer.

Nésio Fernandes enfatizou, ainda, que há uma tendência de estabilização no número de casos na Grande Vitória, com uma posterior recuperação, mas que no interior do Estado a curva de casos ainda é crescente.

Ele reforçou que, se não houver isolamento social, o aumento no número de casos pode voltar a ocorrer.

“A tendência de estabilização pode ser rompida caso haja uma ruptura do comportamento de isolamento social já alcançado”, apontou.

Matriz de risco

O secretário apontou que a Matriz de Risco que determina a situação de cada município com relação à infecção pelo novo coronavírus também deve mudar, devido à tendência de estabilização na Grande Vitória. Essa matriz deve ser apresentada nas próximas semanas, de acordo com Nésio.

No entanto, mesmo com o número de casos crescendo de forma acelerada no interior do estado, ainda não há previsão da adoção de medidas mais rigorosas de isolamento e distanciamento social.

“Não estamos prevendo adotar medidas mais rigorosas. Se a ocupação de leitos ultrapassar 91%, o Espírito Santo já tem na própria matriz as medidas para risco extremo que, para além de encerrar atividades econômicas, nós privilegiamos que as famílias fiquem em casa. É uma medida que trabalhamos para não chegar”, considerou.

Hospital de campanha

Mais uma vez, Nésio Fernandes negou a necessidade de construir um hospital de campanha para pacientes com a Covid-19 no Estado. O secretário voltou a enfatizar que os leitos dos hospitais de campanha são de enfermaria, para pacientes de baixa e média complexidade, e que esse tipo de leito não está em falta no Estado.

“Nós não necessitamos construir hospitais de campanha porque o governo se planejou para a pandemia e teve uma estratégia que priorizou a expansão de leitos na rede pública. Somente 15% dos leitos de UTI do estado, hoje, são adquiridos na rede privada. A estratégia que adotamos foi de dar acesso ao leito de qualidade ao capixaba. Hospitais de campanha não resolvem o problema do paciente mais crítico, que é o da UTI. Esses pacientes tiveram acesso aos leitos ao longo de toda a pandemia”, pontuou.

 

Leia mais

BA: Transporte coletivo intermunicipal é liberado em 303 municípios do estado

O Governo da Bahia liberou o transporte coletivo intermunicipal em seis das nove macrorregiões de Saúde do estado. Ao todo, são 303 municípios. Apenas...

Acordo vai garantir mais de 61 mil anestésicos para intubação a seis estados

Ação conjunta permitiu o reabastecimento do estoque de medicamentos de seis estados. Foto: Banco de imagens Uma articulação entre o Ministério da Saúde e as...

São Mateus confirma mais dois casos de coronavírus

Nesta quarta-feira (1), o número de casos confirmados...

Professor de Guarapari morre vítima da Covid aos 39 anos de idade

Professor Robson da Silva Lopes morreu vítima da...

Leia também

Vacina da Pfizer contra Covid-19 entra na última fase de testes clínicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech prossigam para a fase 3 do estudo clínico da...

Prazo para cadastrar barragens está acabando em Goiás

O prazo estabelecido pelo Governo de Goiás para cadastramento de barragens está chegando ao fim. Por isso, até o dia 30 de setembro deste...

Operação Focus investiga origem das queimadas no Pantanal

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, da Perícia Técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado, agentes...

RS: Malha de gasodutos foi expandida em 4,3 km neste ano

No Rio Grande do Sul, na região entre Três Coroas e Gramado, a malha de gasodutos já foi expandida em 4,3 quilômetros desde o...