Secretário de Saúde fala sobre possibilidade de construção de hospital de campanha e atualiza dados sobre covid-19 no Estado

Em entrevista coletiva, por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, acompanhado do subsecretário de vigilância em saúde, atualizou algumas informações sobre o enfrentamento a covid-19 no Espírito Santo.

Logo no início, o secretário lamentou o número de casos e de mortes já registrados no Estado. De acordo com a atualização desta segunda-feira, 10.365 pessoas já foram infectadas pelo vírus e outras 465 morreram por conta da doença em todo o Espírito Santo.
É um comportamento que demostra a força e o perigo da pandemia. A pandemia é o grande motivo que levou o desequilíbrio econômico do mundo e do País. Ela desorganizou o País e desorganizou o estado do Espirito Santo. Subestimar a pandemia é um erro”, disse Nésio.

O secretário também informou que o Estado deve aumentar o número de leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. “Hoje devemos passar de 1.000 leitos de UTI para atendimento de pacientes com covid-19”. E acrescentou que 60 ventiladores respiratórios chegaram da Itália para serem instalados nas unidades de terapia intensiva.

Nésio anunciou ainda que devem ser inaugurados leitos em hospitais da Grande Vitória e do interior do Estado e reforçou a necessidade do isolamento social, pois segundo ele, a covid-19 ainda é uma doença que não tem tratamento nem vacina específicos. Além disso, lembrou que a matriz de risco criada pela secretaria de saúde é fundamental neste momento de crise, para que os municípios saibam como atuar e enfrentar a doença.

Exames

O secretário garantiu que a fila de exames no laboratório Central do Estado (Lacen) deve ser zerada ainda nesta semana. Cerca de 2.600 amostras serão enviadas para o Paraná, onde serão analisadas.

Segundo Nésio, a partir desta quarta-feira (26), o Lacen vai garantir que o resultado saia em até 48 horas. Por dia, chegam 500 a 650 amostras.

SUS

O secretário também reforçou a preocupação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Nésio, 3 milhões de pessoas dependem da saúde pública.

Governador com covid-19

Com a confirmação de que Renato Casagrande, foi diagnosticado com coronavírus, Nésio disse que a pesar dele ter tido contato com ele na ´última sexta-feira, ele não apresentou nenhum sintoma. Ele garantiu que o governador está sendo monitorado.

Hospitais de Campanha

Questionado sobre a construção de um hospital de campanha no Espírito Santo, o secretário disse que há possibilidade de ocorrer no Noroeste do Estado, por conta da fragilidade do sistema de saúde, onde há poucos Pronto Atendimentos e UPAS. A decisão sobre a construção das unidades de campanha será tomada nos próximos dias.

Inquérito Sorológico

Durante a coletiva, Luiz Carlos Reblin lembrou que a partir desta quarta-feira (27) será feita uma nova etapa do Inquérito Sorológico e pediu para que as pessoas recebam os funcionários da saúde em suas casas para contribuir com a pesquisa, que deve durar três dias. “Tudo isso nos ajuda a construir uma fotografia do Espírito Santo para a passagem da doença”, disse o subsecretário.

Dificuldade para comprar insumos

Nésio Fernandes também falou que o Estado está tendo dificuldades em conseguir medicamentos e insumos hospitalares no mercado. “Estamos ampliando a busca dos medicamentos utilizados na UTI e nos hospitais para garantir a oferta e o atendimento dos pacientes nos hospitais do Espírito Santo. Temos encontrado dificuldade. É um risco que não temos muita governabilidade sobre ele. Nós estamos buscando várias empresas e vários fornecedores para que essa falta de medicamentos não ocorra no Estado”, disse.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Mais uma moto clonada é apreendida em Ecoporanga

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento pelas ruas do município de Ecoporanga, os militares avistaram uma motocicleta HONDA CG 160...

Governo Federal freta voo para trazer 159 brasileiros do Equador

Registro da equipe brasileira em Cuenca, no Equador. Foto: Arquivo pessoal O Governo Federal fretou um voo para buscar,...

Comitiva do Governo Federal visita obras da ferrovia norte-sul

Integrantes do Governo Federal visitaram um trecho de cerca de 680 km onde está localizada parte das obras da ferrovia norte-sul. A comitiva percorreu...

Leia também

Funcionário do Detran é preso suspeito de obter vantagem com emplacamento no ES

Um funcionário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES)...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva no litoral nesta quinta-feira (22)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (22) no Nordeste do País é de chuva nos extremos da região. Pode chover de forma fraca...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá chuvas espalhadas em grande parte da região, nesta quinta (22)

A previsão do tempo para o Centro-Oeste brasileiro nesta quinta-feira é de chuva em grande parte da região. Os acumulados diminuem em relação aos...