Secretário de Saúde do Espírito Santo defende que não seja exigida prescrição médica para vacinar crianças

Compartilhe

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, defendeu em uma rede social que não seja exigida prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid-19.

Ele reforçou que segue as declarações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que se posicionou em uma carta contra a exigência de pedido para a imunização.

Na quinta-feira (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ministério recomendará que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

“Nossa posição é clara. Vacina para doença infectocontagiosa é estratégia de saúde coletiva, não é atividade de prescrição ambulatorial”, disse o secretário ao repostar a carta do Conass.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da capital Vitória disse que ainda aguarda resolução ou norma técnica do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19.

A vacinação desse público com o imunizante da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. A Anvisa é o órgão de estado responsável pela palavra final em relação à liberação de vacinas.

Entretanto, até o momento o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças. Ao invés disso, anunciou a realização de uma consulta pública para ouvir a sociedade a respeito da imunização desse público.

Leia também

Hoje é Dia: semana traz datas sobre adoção, biodiversidade e glaucoma

O fim de maio traz alertas sobre questões importantes para todos os brasileiros: o incentivo à adoção, a preservação...

Saiba os detalhes do luxuoso banquete de casamento de Lula que acontecerá nesta semana

  O luxuoso casamento do pré-candidato do PT à Presidência, Lula da Silva, com a Sra. Rosângela Silva, conhecida...

Nova Venécia registra temperatura mais baixa dos últimos 10 anos

  O frio chegou para “pocar” em Nova Venécia na madrugada desta sexta-feira (20), registrando a temperatura mais baixa no...

Jovem é morto a tiros no Espírito Santo, PM diz que ele atirou em policiais e família nega

  Um jovem foi morto a tiros, na manhã deste sábado (21), no bairro Porto Novo, em Cariacica, na...

Câmara aprova MP que muda incentivos fiscais à indústria petroquímica

17A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (17) a análise da medida provisória (MP) que altera incentivos tributários...

Guardiola diz que Manchester City dará a vida pelo Campeonato Inglês

O técnico do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola, disse que seu time está pronto para “dar a...

REIQ: Revogação trará insegurança jurídica, afirma presidente da Abiquim

A revogação do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), proposta pela medida provisória 1.095/2021, pode provocar insegurança jurídica...