Secretário da Educação apresenta Busca Ativa Escolar em palestra no TCES

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou, nesta quarta-feira (26), do “Projeto Semear Cidadania: 1ª Ciranda”, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). No evento, que teve transmissão pelo YouTube, o secretário falou sobre a ferramenta Busca Ativa Escolar, uma plataforma de combate à exclusão escolar. 

Vitor de Angelo elogiou a iniciativa do TCE em debater temas pertinentes à educação no Estado. “Esse evento do Tribunal de Contas, com essa perspectiva, mostra uma preocupação legítima, do que foi feito na educação. Isso mostra que estamos trabalhando juntos em prol da aprendizagem dos estudantes”, disse. 

O secretário destacou importância da Busca Ativa em tempos de pandemia. “O abandono escolar é uma das consequências inevitáveis da pandemia, essa é uma realidade, é um contexto excepcional. Por isso, estamos buscando um trabalho assertivo, estruturado e organizado”, pontuou.

Sobre o Busca Ativa, o secretário ressaltou o Programa Todos na Escola, criado em 2019, pela Secretaria da Educação (Sedu), que visa a localizar crianças e jovens entre 04 e 24 anos, potencialmente fora da escola ou em risco de abandono escolar. 

O objetivo do programa é promover ações que garantam o retorno, a permanência e o aprendizado desses estudantes nas unidades escolares. “Utilizamos a plataforma Busca Ativa Escolar como uma das ferramentas de combate à exclusão”, explicou. 

Essa ação é feita em regime de colaboração com as prefeituras. Dos 78 municípios do Espírito Santo, 76% concluíram a (re)adesão até o dia 13 de maio de 2021. 

Ainda em sua fala, Vitor de Angelo abordou os protocolos do Todos na Escola 2021 e as propostas e ações, que são: instituir uma equipe na Sedu para contato com as famílias; elaborar um protocolo de abordagem às famílias – este já acontece por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie); identificar os motivos do não retorno à escola; e disponibilizar para as escolas uma planilha nominal de alunos inativos no Google Sala de Aula para coleta de dados. 

Busca Ativa Escolar 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Saiba mais: https://buscaativaescolar.org.br/ 

Apoie 

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), tem como objetivo promover ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, bem como fomentar, junto à escola, a construção de narrativas e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e sua integração com a sociedade. 

Saiba mais: https://sedu.es.gov.br/acao-psicossocial-e-orientacao-interativa-escolar-apoie 


Leia mais

Leia também