Secretaria Municipal de Educação realiza formação do programa ‘Educar pra Valer’

Compartilhe

 

Nos últimos dias 10 e 11, técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme), estiveram reunidos com a equipe do programa ‘Educar pra Valer’ (EpV), para traçar as próximas ações a serem executadas nas unidades de ensino da rede.

A Secretaria Municipal de Educação, ainda em 2021, já mantinha contato com a ONG Espírito Santo em Ação, que desenvolve um acompanhamento de projetos educacionais no Estado e, na ocasião, apresentou o programa ao prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, que participou do Edital e de uma entrevista com critérios rigorosos de seleção e teve a adesão ao programa aprovada.

Em janeiro deste ano, aconteceram as primeiras formações on-line para os técnicos da Seme se apropriarem da proposta do EpV. Já em fevereiro, os estudantes da rede, de 2º ao 5º ano, fizeram o Teste de Fluência em Leitura, elaborado pelo programa e aplicado pelos supervisores das unidades de ensino e pela Coordenação da Educação do Campo nas escolas multisseriadas.

Os dados dos resultados dos Testes de Fluência em Leitura inseridos pelos aplicadores, na plataforma própria do Programa, a SAEV (Sistema de Avaliação Educar pra Valer), foram consolidados, nesta quinta-feira, para a realização de mais uma etapa: a elaboração do Plano de Ação, em que serão definidas as metas e estratégias que nortearão o assessoramento pedagógico.

Durante a quinta-feira (10), inicialmente, a secretária Wanessa Sechim, que fechou sua agenda nos dois dias para atender, prioritariamente, as demandas do Programa, se reuniu com a coordenação do programa e seu Departamento Pedagógico. Em seguida, com as equipes pedagógicas da Seme, realizaram e concluíram as Oficinas de Elaboração do Plano de Ação.

“A proposta é elaborar um plano de ação que vamos desenvolver a partir dos resultados da avaliação diagnóstica para uma intervenção e assessoramento pedagógico junto às escolas, focado na melhoria da qualidade, sobretudo, da alfabetização nos anos iniciais. Esse plano de ação será um pacto em que o prefeito, a Seme e os diretores assinarão para a melhoria da leitura e escrita nos anos iniciais em 2022. Estamos preparando a cerimônia de lançamento do Programa, em que será lançado o nome dessa nova estratégia de fortalecimento da alfabetização e em breve divulgaremos a data”, disse Wanessa.

A coordenadora assistente do EpV disse que esse trabalho é realizado em 11 estados e 50 municípios do país, 5 no Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Nova Venécia. “O nosso propósito é dar suporte a essas redes, esta é a nossa primeira visita, de forma presencial, estamos conhecendo as práticas educacionais já utilizadas e trazendo o nosso olhar e experiências de outras redes, para fazermos um intercâmbio e que ele possa agregar de forma positiva ao trabalho do município”, informou a especialista.

Já a coordenadora estadual do Programa no Espírito Santo disse que os trabalhos do primeiro dia são de extrema seriedade, visto à importância do Plano de Ação, “Neste momento, estaremos colocando no papel todas as ações que o município já faz e o que ele pode vir a fazer diante da realidade pós avaliação diagnóstica. Com esses resultados em mãos, precisamos traçar metas propositivas, o resultado não muda a realidade, o que muda a realidade são as intervenções”, concluiu.

Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o programa Educar pra Valer (EpV), tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e os bons resultados alcançados no município de Sobral e no Programa Alfabetização na Idade Certa no Ceará. A Associação Bem Comum é formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais de Sobral e na gestão da educação no estado do Ceará.

O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos ao longo de quatro anos. A intenção do Programa Educar pra Valer (EpV) não é simplesmente repetir ou copiar as ações de Sobral e do Ceará junto aos municípios participantes. O programa trabalha de forma a desenvolver nas equipes das Secretarias de Educação e Escolas a mesma cultura de comprometimento e foco na aprendizagem dos alunos. As experiências, exemplos e ferramentas de Sobral e do Ceará são compartilhadas para que o processo possa acontecer de maneira formativa, porém não existem receitas prontas e as soluções precisam ser construídas considerando o contexto local, o protagonismo e a liderança do município para buscar melhorias na educação.

Na sexta-feira (11), pela manhã, as coordenadoras do Programa e os técnicos pedagógicos da Seme participaram de momentos de formação para prestarem assessoramento às escolas, nos quais conheceram também o material para o acompanhamento do Programa nas unidades de ensino, o qual será posteriormente adequado à realidade do município.

Para as próximas semanas, estão previstas as formações de diretores e supervisores, para que eles possam acompanhar os professores na elaboração do Plano de Ação da Escola, que deve estar alinhado ao Plano de Ação do Município, formando assim o Pacto Municipal pela Alfabetização.
Ainda na sexta à tarde, a EMEF Tito dos Santos Neves recebeu a primeira visita técnica do Programa Educar pra Valer (EpV) em Nova Venécia.

Leia também

Rodrigo César e Vitória-ES chegam a um acordo, e treinador segue no clube para a temporada 2023

  Campeão da Copa Espírito Santo e vice do Campeonato Capixaba, o técnico Rodrigo César vai seguir no Vitória-ES...

Prefeitura inicia mutirão de limpeza em Cachoeirinha de Itaúnas

Servidores da secretaria de Serviços e Limpeza da prefeitura de Barra de São Francisco, iniciaram nesta segunda-feira (15),...

Jovem é esfaqueado durante evento em Barra de São Francisco

Um jovem de 18 anos foi esfaqueado na região do abdómen durante uma cavalgada seguida de show musical...

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Aeroporto

Na tarde do último sábado (13), no bairro Aeroporto, em Nova Venécia, um homem de 40 anos foi...

Pedagoga da rede municipal de Nova Venécia é selecionada para curso em Portugal

  A Secretaria de Educação de Nova Venécia está comemorando a seleção da pedagoga Luciane Fazolo, que atua na...

Quais membros da família podem pedir abertura do inventário?

Em primeiro lugar está o cônjuge ou companheiro, depois vem o herdeiro que se encontra na posse dos...

Lote 5: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Dia Especial do Cacau reúne mais de 40 produtores e técnicos no córrego do Ouro

Mais de 40 produtores rurais participaram, nesta quinta-feira, 11, do Dia Especial do Cacau, promovido pela Prefeitura de...