Secretaria Municipal de Educação apresenta conclusão de estudos sobre o Currículo de Nova Venécia para 2021

No dia 04 de junho, a Prefeitura, por meio de ações da Secretaria Municipal de Educação, apresentou a toda comunidade veneciana a conclusão dos estudos sobre o Currículo de Nova Venécia para 2021. O evento, realizado de forma virtual, contou a presença do prefeito, André Fagundes.

Através de transmissão do Google Meet, aberta no YouTube para toda a população, a anfitriã, a secretária de Educação, professora Wanessa Zavareze Sechim, recebeu autoridades que atenderam ao convite para participar da Apresentação do Currículo de Nova Venécia para o ano de 2021.

Todos essaltaram o quão relevante foi fazer parte desse momento, como o vereador Anderson Merlin Salvador, presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência (CESA), da Câmara Municipal; Maria da Penha Gozzer Cimadon, representante da Superintendência Regional de Educação; Anderson Rozeno Bozzetti Batista, diretor-geral do Ifes Campus Nova Venécia; e o palestrante, Wilson Alves Pereira, especialista em Educação. A página ‘Nova Venécia [email protected]’, no YouTube, obteve mil visualizações no decorrer da apresentação.

“Nova Venécia aderiu ao regime de colaboração para construção do currículo, junto à Secretaria de Estado da Educação (SEDU), e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Espírito Santo (Undime), que, em razão da pandemia da Covid-19, elaboraram as diretrizes curriculares a partir do Mapa de Foco do Instituto Reúna, uma organização sem fins lucrativos criada para ajudar na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, relembrou a secretária de Educação.

Os estudos sobre os Mapas de Foco se iniciaram em março, antes da retomada do ano letivo. Agora, já revisados pelos professores e pela equipe da Secretaria, estão mais adequados ao contexto de aulas remotas, à Organização Curricular e ao Calendário Letivo do município.

Durante o processo de adequação e revisão, os professores estiveram sempre presentes para dialogar sobre a necessidade de alterações, principalmente quanto à distribuição dos conteúdos em trimestres.

A palestra “O Currículo como condutor da aprendizagem” era o momento mais esperado da transmissão. “A implementação da BNCC é obrigatória por uma resolução do Conselho Nacional de Educação. Não há espaço para discutir se a BNCC deve ou não ser implementada”, disse o palestrante, Wilson Alves Pereira.

O especialista enalteceu o trabalho feito em Nova Venécia com a participação dos professores “É assim que tem ser. A Secretaria com a escola, dentro da escola, na sala dos professores, não para fiscalizar, mas para ouvir”, finalizou.

Os técnicos da Secretaria de Educação explanaram os documentos, tanto da Educação Infantil, como do Ensino Fundamental, tratando da estrutura do Currículo, elencando habilidades e recursos metodológicos.

Fonte: Redação / redenoticiaes


Leia mais

Leia também