Secretaria do Espírito Santo apresenta lista de medidas para evitar contágio pelo coronavírus no sistema Transcol

Protocolo para conter o avanço da pandemia foi solicitado pelo Ministério Público Estadual. Documento lista medidas já implantadas e em implantação.

Por Any Cometti, G1 ES

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) enviou, na noite desta terça-feira (21), um ofício destinado à promotoria do Ministério Público Estadual (MPES) com os protocolos e ações adotados para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no transporte coletivo da Grande Vitória.

A entrega do documento atende a uma solicitação do MPES, que notificou a Semobi para que ela apresentasse medidas de segurança contra a Covid-19 nos ônibus.

O protocolo deveria ter sido entregue até o dia 16 de julho, mas atrasou por uma semana. O MPES informou que recebeu e está analisando o documento.

A lista é dividida entre as ações já implementadas ou em implantação nos ônibus do Transcol e na parte operacional do sistema.

Enquanto atividades já implementadas, a Semobi apresenta um total de 22 itens, entre eles: a retirada dos ônibus com ar-condicionado, o afastamento de cobradores com mais de 60 anos, a higienização interna dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, a determinação de que os ônibus só saiam dos terminais com passageiros sentados e a recomendação de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os passageiros nas filas.

No entanto, em reportagens publicadas anteriormente, foi flagrado que esses dois últimos itens não estão sendo cumpridos nos terminais da Grande Vitória.

Passageiros relataram a superlotação, tanto nos terminais e filas, quanto dentro dos coletivos. Também houve denúncias de que os veículos estavam saindo com pessoas em pé, superlotados.

O secretário da pasta, Fábio Damasceno, disse que a partir de agora as empresas deverão reforçar as equipes de fiscalização nos terminais para evitar que isso aconteça.

“Somente poderá usar a porta do meio dos ônibus, onde haverá fiscal para controle. O controle vai ser feito no pico da manhã, principalmente, nas linhas troncais e, no pico da tarde, nas alimentadoras, porque há uma troca maior nessas linhas”, disse.

Na lista de atividades já implementadas, a Semobi também incluiu a distribuição de máscaras a funcionários e passageiros, a obrigatoriedade do uso do Cartão GV, a instalação da cortina de proteção para os motoristas e o afastamento de todos os cobradores do sistema, sem possibilidade de demissão.

Definidas como “em implementação”, a Semobi lista três ações: disponibilização de álcool em gel nos terminais – situação definida como “a contratar” no documento -; reforço da higienização com hipoclorito de sódio nos veículos e reforço na manutenção e fornecimento de sabonete líquido nos banheiros dos terminais.

Já como itens do protocolo operacional, a Secretaria enumerou 10 itens como já implementados. Alguns deles são: aumento da frota reserva, ampliação do horário de bilheterias, lojas e agentes de venda do Cartão GV; e avaliação semanal da necessidade de aumento de frota e adequações nas linhas do sistema.

“A partir de 3 de agosto, vamos operar com 100 veículos a mais que hoje, mesmo com a redução de 50% do numero de passageiros”, completou Damasceno.

MPES

Em nota, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, informou que recebeu a resposta da Semobi e que analisa o documento.

Ônibus do sistema Transcol continuam superlotados mesmo durante a pandemia da Covid-19

Leia mais

Espírito Santo tem 68.130 curados e 2.565 óbitos em 83.814 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até este sábado (1º), 2.565 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 83.814. O índice de letalidade...

O escritor aguadocense, Edilson Xavier, publicou um artigo sobre a morte de Paulo Márcio

O SiteBarra tem mantido uma ótima relação com o escritor aguadocense, Edilson Xavier. Diante da morte do prefeito Paulo Márcio, ele se comoveu com a...

Espírito Santo participa do 4º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

A Secretaria de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo,...

Leia também

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...

Vitória terá mais de 430 candidatos a vereador nas eleições de 2020

Candidaturas ainda precisam ser aprovadas pela Justiça Eleitoral. Número de candidaturas é 68% maior que na eleição de 2016. Por Luiza Marcondes, G1 ES   Os partidos...

Comissão parlamentar que acompanha ações de combate aos incêndios no Pantanal deve visitar Corumbá (MS) em 03 de outubro

A Comissão do Senado criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios do Pantanal aprovou uma segunda visita aos locais das queimadas. Desta...