Secretaria de Urbanismo entrega primeiro trecho do calçadão da Av. Jones dos Santos Neves

Compartilhe

O prefeito Enivaldo dos Anjos e a secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne Cavalcante Cortes Faroni, entregaram nesta sexta-feira, 29, o primeiro trecho do calçadão entre a esquina da rua Elizeu Divino e a travessa Pedro Coimbra, na avenida Jones dos Santos Neves.

Segundo o prefeito, a intenção é promover a intervenção dos dois lados da avenida, até o encontro com a avenida Castelo Branco, em parceria com o governo do Estado.

“Estamos entregando essa primeira parte para mostrar à população como vai ficar a avenida. Deveremos ter uns dez pontos como este, com banco e Jardim, onde as pessoas possam sentar e bater papo, interagir”, disse.

O prefeito destacou ainda que a intenção é estender a obra por todo o trecho da avenida desde a esquina com a Rua Eliseu Divino até a avenida Castelo Branco, na saída pra Vila Landinha, em parceria com o governo do Estado.

“Estamos entregando essa primeira etapa para que as pessoas se familiarizar com o projeto, que busca trazer conforto e modernidade, promover a interação entre as pessoas”, explica.

Na oportunidade foi servido um café para a equipe de servidores que vem trabalhando na obra desde o final de março deste ano.

O trecho concluído tem cerca de 60 metros e conta com um pequeno jardim com banco em cimento e revestimento em madeira envernizada na parte externa.

O projeto inicial prevê a ampliação de um trecho de 260 metros, com aumento de 2 metros na área de circulação, que passa a ter 3,7 metros de largura, piso antiderrapante e tátil (para deficientes visuais), além de três rampas de acesso para deficientes físicos, cumprindo, com sobras, todas as normas da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construção de calçadas.

De acordo com a secretária Marianne Cortes Cavalcante Faroni, a ampliação desse trecho da calçada no lado direito de quem desce a avenida Jones dos Santos Neves serve de projeto-piloto para as calçadas que venham a ser construídas no município, além de intervenções em avenidas e ruas mais antigas.

Desde o início do ano passado, o prefeito determinou a ampliação do espaço utilizando blocos de proteção, conhecidos como ‘gelo baiano’ naquele trecho, para dar mais conforto aos pedestres, mas a intenção de Enivaldo dos Anjos sempre foi construir a calçada no local, adaptando-a ao trecho de calçada já existente.

“Queremos e vamos fazer de Barra de São Francisco uma cidade moderna, adaptada aos conceitos básicos de proteção e conforto aos pedestres e, para tanto, estamos iniciando esse projeto. Na verdade, a construção das calçadas é uma obrigação dos proprietários de imóveis urbanos, dentro dos padrões estabelecidos pelo Código de Postura, mas estamos fazendo esse trecho e outros para dar o exemplo, já que a maioria das calçadas do centro e bairros e feita de acordo pelos proprietários de acordo com as suas necessidades, sem respeitar o direito dos pedestres”, observa o prefeito, destacando que a “calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável para o pedestre.”

De acordo com as normas da ABNT a calçada ideal deve oferecer:

Acessibilidade: assegurar a completa mobilidade ao pedestre.

Largura adequada: deve atender as dimensões mínimas na Faixa Livre.

Fluidez: os pedestres devem conseguir andar em velocidade constante.

Continuidade e Segurança: o revestimento deve ser firme e antiderrapante, mesmo quando molhado, com inclinação transversal de 3% para o escoamento de água pluviais, sem buracos, pedras faltantes ou outras incidências que possam gerar risco de queda ou tropeço.

Espaço de socialização: deve oferecer espaços de encontro às pessoas para a interação social.

Desenho da paisagem: deve propiciar climas agradáveis que contribuam para o conforto visual do usuário.

CONFIRA MAIS IMAGENS

Leia também

MT quer incentivar produção de remineralizadores

Apesar de ser um dos principais consumidores de fertilizantes, por ser um grande produtor de grãos, o estado...

Espírito Santo reforça monitoramento e declara ‘Estado de Atenção’ sobre situação hídrica

  Nesta segunda-feira (15), o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicou a...

Redução de carga tributária pode contribuir para melhoria do momento da indústria, diz especialista

A recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por meio do Decreto nº 11.158, diminuiu em 35%...

André Fagundes anuncia licitação para asfalto entre o Patrimônio da Penha e Santo Antônio do Quinze

  O prefeito de Nova Venécia, André Fagundes (PDT), anunciou a publicação do aviso de licitação para contratação de...

Coordenadores escolares no apoio às escolas multisseriadas do campo

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), continua inovando e promovendo melhorias...

Profissionais de Educação participam do 1º Congresso de Educação Infantil e Anos Iniciais

Aconteceu no último sábado, 6, das 8h às 12h, em Colatina, no Teatro Marista, o 1º Congresso de...

Construção da Barragem Santa Marina, em Cordeirópolis, recebe mais R$ 1 milhão para obras

Para dar continuidade nas obras da Barragem Santa Marina, a Prefeitura de Cordeirópolis, no interior de São Paulo,...

Dupla Fábio Max & André foi a atração do Forró da terceira Idade neste final de semana

Aconteceu na tarde deste domingo, 14 de agosto, na Escola Municipal João Bastos, a terceira edição do Forró...