Secretaria de Saúde quer que municípios exijam teste negativo de covid para shows e eventos

Compartilhe

 

Diante do aumento explosivo no número de casos de covid-19 no Espírito Santo, novas regras devem ser aplicadas para evitar uma maior disseminação. Somente nesta segunda-feira (10), o número de casos confirmados foi de mais de 7 mil em 24 horas.

Durante entrevista concedida à rádio Pan News Vitória, na manhã desta terça-feira (11), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, avaliou as condições apresentadas para realização de shows e eventos no Estado.

Nos últimos dias, grandes apresentações de artistas nacionais marcaram o retorno de eventos maiores no Espírito Santo. Apesar da exigência do comprovante de vacinação e limitação de público, a grande maioria dos presentes não fazem o uso correto da máscara de proteção.

“Não é permitida a aglomeração neste momento. Exigimos a cobrança do passaporte vacinal e existe uma limitação de pessoas nesses espaços. Estamos reforçando com os municípios a necessidade da fiscalização e recomendando que se organizem para exigir os testes negativos para a participação nesses eventos”, afirmou o secretário.

O secretário reforçou que a exigência dos testes negativos podem reduzir o impacto da contaminação nos eventos.

“É uma medida capaz de reduzir a exposição de risco para não impactar as atividades sociais e econômicas. Neste momento, as atividades estão liberadas, mas há regras a serem cumpridas”, explicou.

Nésio Fernandes ainda destacou que cabe ao município realizar a fiscalização dos eventos para evitar aglomerações e garantir que as regras estão sendo cumpridas.

“O Estado pode colaborar a fiscalização. Os municípios precisam ter planos de fiscalização para reduzir os riscos de transmissão. Fiscalizar é, para o município, uma vantagem muito grande para evitar a elevação na curva de casos”, disse. 

Recorde de aumento de casos 

O Espírito Santo tem um novo recorde no número de casos de covid-19 registrados em 24 horas. De acordo com o Painel da Covid-19, mais de 7 mil casos foram registrados entre domingo (09) e segunda-feira (10).

Ao todo, foram registrados 7.416 novos casos positivos da doença em 24 horas. Desde o início da pandemia, em março de 2020, já são 643.892 casos confirmados no Estado.

Além disso, mais uma morte foi registrada em 24 horas no Espírito Santo. Com isso, o Estado chegou a 13.353 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. O painel aponta ainda que 611.313 pessoas conseguiram se recuperar da doença no Estado.

Sesa abre processos seletivos para todos os níveis de escolaridade

Foto: Secom/ES

Leia também

‘Fuga de jalecos’: a onda de profissionais da saúde que trocam Brasil pelos EUA

Os Estados Unidos encerraram o mês de março com 11,5 milhões de vagas de emprego abertas - o...

Seleção de Barra de São Francisco estreia na Copa Sesport contra Água Doce do Norte, no próximo domingo, 15

Uniforme oficial da Seleção de Barra de são Francisco na Copa Sesport Principal competição de futebol organizada pela Secretaria...

Relatora ressuscita minirreforma trabalhista que permite contratações com multa menor do FGTS

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A deputada Bia Kicis (PL-DF), aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), ressuscitou no parecer...

Petrobras sobe preço do diesel em R$ 0,40 por litro a partir desta terça-feira

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (9) que vai elevar o preço do diesel para as distribuidoras. O preço...

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por onda de frio com mínimas de 10°C

A partir do início desta semana, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, assim como o Sul do Brasil, passarão...

Ponte ecológica é construída no Córrego Boa Sorte do Rio do Campo

A Secretaria municipal de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construiu mais uma ponte...

5G: Câmara aprova projeto que facilita chegada da tecnologia no país

Nesta terça-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou o PL 8518/2017, que disciplina o licenciamento temporário e acelera...

Semana está sendo de avaliação dos alunos de 2º ao 5º ano da rede municipal de ensino

Desde o início desta semana, as escolas da rede municipal de ensino estão realizando provas para avaliação dos...