A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco começa amanhã, terça-feira, 31 de maio, a aplicação da 3ª dose – dose de reforço contra a Covid-19 – para adolescentes, entre 12 e 17 anos. A nova orientação está em uma nota técnica publicada nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente.
Na falta da Pfizer “por motivos logísticos ou de acesso”, a CoronaVac poderá ser administrada. A exceção é para adolescentes imunossuprimidos, gestantes e puérperas, que deverão receber exclusivamente Pfizer.
A dose de reforço será aplicada na antiga Câmara Municipal. Terça-feira e quarta-feira, das 9 às 15 horas, e na quinta e sexta-feira das 9 às 20 horas.
Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), alimentado pelo ministério da Saúde, registram que pelo menos 8.059 jovens de 12 a 17 anos foram internados por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia até o último domingo, 29 de maio. Do montante, 729 tiveram a morte confirmada pela doença. A letalidade hospitalar da faixa etária está em 9,04%, o que aponta para os riscos e as complicações da doença para o grupo.