O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes anunciou a realização de um mutirão de cirurgias eletivas no Espírito Santo após a suspensão temporária dos agendamentos por 14 dias. Além disso também haverá mudanças no site “Vacina e Confia”.
As informações foram dadas em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (1).
As cirurgias eletivas estão suspensas por 14 dias no estado por conta da alta de casos de Covid-19 e também em função dos 2 mil profissionais de Saúde afastados do trabalho pela doença, de acordo com levantamento da secretaria.
O secretário anunciou a realização de um mutirão de cirurgias eletivas em todo o estado, mas não deu detalhes sobre a ação, como datas e horários e também a quantidade de cirurgias ofertadas.
“Nós temos, com a suspensão das cirurgias eletivas, uma decisão transitória, em período temporário e que pode ser retomada [prorrogada]. No mês de fevereiro deverá ser anunciado nosso mutirão para este ano de cirurgias eletivas de consultas e exames que irá garantir à população capixaba o acesso à sua cirurgia eletiva”, declarou Nésio Fernandes.
No site “Vacina e Confia” é possível obter informações gerais da Covid-19 no estado e também acessar serviços, como agendamento de vacinação nos municípios cadastrados na plataforma.
Entre as atualizações previstas para o site está a criação de um botão para a rápida obtenção do passaporte de vacina, necessário para entrar em eventos, bares e restaurentes no Espírito Santo.
Haverá também uma forma simplificada para que pais possam autorizar a vacinação de crianças. A intenção é que as escolas estaduais sejam também pontos de vacinação para os alunos, mas os detalhes sobre a operação ainda serão repassados por meio de uma nota técnica.
O secretário anunciou que o agendamento de testes de Covid-19 no Espírito Santo não serão mais realizados pelo site “Agendamento Online”. O serviço passará a ser ofertado na plataforma “Vacina e Confia”.