A taxa de testes positivos para Covid-19 voltou a crescer no Brasil e no Espírito Santo, nas primeiras semanas deste mês. Em Barra de São Francisco, a situação levou o secretário de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, a fazer um alerta à população do município para que procurem a vacina bivalente, disponível nas Unidades Básicas de Saúde municipais.
“Em contato com os membros do COSEMS, colegiado dos secretários de saúde dos municípios capixabas verificamos o crescimento no número de casos de Covid em todo o Estado. Em Barra de São Francisco os casos entraram em crescimento nas últimas semanas, felizmente casos com sintomas leves. Com o crescimento no número de casos é muito importante que as pessoas tomem a dose de reforço da vacina bivalente que está disponível para a população. Pacientes não vacinados poderão desenvolver casos graves da doença”, observa ele.
A enfermeira chefe para a Covid-19 no município, Thayná Prudente Farias, conta que em outubro a demanda aumentou bastante em procura de atendimento de Covid e síndrome gripais. “Foram realizados, 142 testes rápidos, com um total de 49 casos positivos até hoje, 25″, relata. O horário de atendimento na Vila Landinha é 12h às 18h de segunda a sexta-feira, mas no local, a vacina contra a Covid-19 não é aplicada, somente nas UBS.