Secretaria de Educação recebe capacitação do programa de Fortalecimento da Aprendizagem

Compartilhe

 

A diretora do Departamento Pedagógico da Seme, a representante da Editora Brasil Cultural, o subsecretário municipal de educação, a formadora de língua portuguesa e a assessora pedagógica da Seme durante a capacitação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na tarde da última quinta-feira (14), recebeu especialistas da Editora Brasil Cultural, que conduziram uma formação com a equipe pedagógica da Seme sobre estratégias de como consolidar habilidades ainda não aprendidas, por meio do material didático, adquirido pelo município para programa de Fortalecimento da Aprendizagem. Estiveram presentes também a supervisora escolar e a professora de língua portuguesa da EMEIEF Francisco Secchim.

Durante a formação, que teve foco na área de linguagem, especificamente em língua portuguesa, a formadora apresentou diversas estratégias de como tornar o ensino mais dinâmico por meio do material,até chegar à fase em que o aluno é avaliado, e como toda essa trajetória pode ser mais prazerosa.

“Quando o professor compreende que o material é um aliado do seu planejamento, ele percebe o quanto as mensurações podem agregar à sua rotina de sala de aula”, afirmou a especialista em Letras, que esteve pela primeira vez, presencialmente, no município, mas é ela quem conduz as formações semanais do Programa para todos os professores da rede, virtualmente, momento em que os profissionais participam de salas de aulas do Classroom, onde têm acesso a diversos recursos didáticos disponíveis para incrementar suas práticas.

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, a formadora adiantou para equipe Seme o formato de capacitação que a Editora promove. “Nós temos esse contato toda semana com essa equipe incrível da Brasil Cultural, mas esta oportunidade presencial contribuiu para a definição dos temas a serem abordados na formação, que temos planejada para setembro com os professores. O encontro de hoje também trouxe estratégias a serem compartilhadas nos momentos do Assessoramento Pedagógico, em que orientamos os supervisores e professores no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa” explicou a pedagoga.

O programa, lançado em 07 de março deste ano, conta com uma plataforma para a inserção de dados sobre as atividades realizadas pelos alunos, na qual os professores podem fazer a mensuração dos resultados da evolução do desempenho dos estudantes na frequência semanal, quinzenal e mensal. Na ocasião também foram adquiridos materiais didáticos específicos, de 1º ao 9° ano, para esse reforço no desempenho escolar. Todas as 58 unidades escolares que fazem parte da educação municipal receberam os kits para todos os alunos.

Leia também

Programa Prefeitura em Ação leva saúde aos distritos de Itaperuna e Santo Antônio

O Programa Prefeitura em Ação na área de Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai levar...

Motorista da Uber é preso por se masturbar enquanto transportava passageira no Espírito Santo

  Motorista foi preso e autuado por importunação sexual — Foto: Thái An / Unsplash Um motorista da Uber foi...

Abertura da Copa Rural de Futebol Amador movimentou o Bagaço neste sábado (13)

Aconteceu neste sábado (13), na comunidade do Bagaço a abertura da Copa Rural 2022, com a presença de...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta quarta-feira (10)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (10) com alta de 0,40% e o produto...

Homem é assassinado com tiro na cabeça em Barra de São Francisco

A polícia militar do 11º BPM de Barra de São Francisco, foi acionada na manhã desta quarta-feira (10),...

Barra de São Francisco tem ‘Dia Especial do Cacau’ nesta quinta-feira

  A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com o...

Campeonato Capixaba: “Feliz de voltar a ter o título de maior artilheiro em atividade do mundo”, afirma Túlio Maravilha

Aposentado há três anos, o atacante Túlio Maravilha foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira, como novo reforço do Sport-ES....

Time do 2º BPM é vice-campeão da Copa ACS de Futebol Feminino

  As Leoas do Norte, time que representa o 2º Batalhão de Polícia Militar, foi vice-campeão da 1ª Copa...