Secretária de Educação de Nova Venécia representa o município em encontro de gestores do Piauí

Compartilhe

 

A secretária de Educação de Nova Venécia, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou, ontem, do IV Encontro de Gestores, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No formato on-line, a gestora abordou o tema “Novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual”.

Com uma vasta experiência em gestão e como docente, Wanessa foi convidada a compartilhar, também, sua experiência na implantação de um programa de fortalecimento da aprendizagem inovador na rede municipal, com foco na recuperação da defasagem de aprendizagem dos alunos, pós-período de pandemia.

“O nosso primeiro desafio, quando assumimos a pasta da educação, foi buscar dados oficiais e fazer um diagnóstico claro e objetivo da rede de ensino, para ter ciência de que ponto partir para traçar objetivos e metas. Várias lacunas foram encontradas, desde a parte administrativa quanto à pedagógica. Nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) não teve aumento significativo entre os anos de 2017 e 2019. A pandemia veio e com ela acentuou-se a necessidade de uma proposta pedagógica para recuperar a aprendizagem”, disse a secretária.

De acordo com ela, com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todos, foi criado o programa de Fortalecimento da Aprendizagem. Houve um aumento na carga horária das aulas de língua portuguesa e matemática e a inclusão do componente curricular de redação para todos os anos do ensino fundamental. A avaliação diagnóstica foi aplicada e possibilitou que toda rede tomasse conhecimento dos níveis de aprendizagem dos estudantes, norteando assim o planejamento pedagógico. O assessoramento in-loco faz parte do programa e é a chave de uma rede de ensino eficaz.

Com uma plataforma educacional, é feita a inserção de dados sobre as atividades realizadas pelos alunos, na qual os professores podem analisar os resultados das mensurações quinzenais e mensais da evolução do desempenho dos estudantes. Também foi adquirido material complementar para apoio pedagógico em português e matemática, de 1º a 9° ano, para o reforço no desempenho dos alunos e formação de 8 dias para profissionais e trabalhadores garantidos no calendário escolar.

A programação do Encontro, que aconteceu entre terça e ontem, realizado pelo Centro de Formação dos Servidores Antonino Freire (CFAF), vinculado à UESPI, contou com apresentação cultural e palestras sobre novas demandas tecnológicas e transformações sociais na gestão escolar no contexto atual, implementação de tecnologias de informação e a otimização do trabalho da gestão em todos os segmentos da escola, gestão de pessoas na educação: o cuidado com a saúde emocional de sua equipe, relatos de experiências: a gestão e os impactos da pandemia na transformação digital na educação, educação híbrida, entre outros assuntos, com o objetivo de oportunizar a discussão quanto aos recursos que impactam na gestão escolar.

O público-alvo foi gestores, gerentes, professores, supervisores, coordenadores pedagógicos, estudantes e pesquisadores da área. Os profissionais da rede municipal de ensino de Nova Venécia acompanharam a programação de forma on-line em seus ambientes de trabalho.

Leia também

A esperança não é a última que morre, mas a primeira

A ciência costuma ser desconcertante — às vezes, por razões menos evidentes. Um exemplo é a famosa afirmação de...

Socorrista do SAMU é assaltado em Boa Esperança

Uma moto foi roubada na noite desta terça-feira (21), na Rodovia ES 315, zona rural de Boa Esperança,...

Poranga recebe o Miracema em jogo amistoso neste domingo

Neste domingo (26), a bola vai rolar em um grande jogo amistoso entre as equipes de Poranga x...

Copa do Brasil: Hulk desequilibra e Atlético-MG derrota Flamengo

O Atlético-MG saiu na frente do Flamengo na busca por uma vaga para as quartas de final da...

SÃO PAULO: Mesmo com taxa de mortalidade infantil menor que a média nacional, reforço à Atenção Básica deve ser trabalho permanente

O estado de São Paulo registrou taxa de mortalidade infantil, em 2019, de 11 óbitos por mil nascidos...

Ministério da Saúde libera vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses

O Ministério da Saúde ampliou a campanha contra a gripe e toda a população acima de 6 meses...

Internacional triunfa no Beira Rio para dormir no G4 do Brasileiro

Na partida que abriu a 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Internacional derrotou o Coritiba...

Deam de Colatina realiza mutirão para resolução de casos de abuso sexuais no município

  Na última quinta-feira (16), ponto facultativo de Corpus Christi, policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher...