Secretaria de Educação de Jaguaré investe em formação de monitores escolares

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Capacitar e aprimorar profissionais da Educação para a realização de atendimento técnico contemplando as necessidades pessoais do aluno. Esse é o objetivo do ciclo de Formação de Monitores Escolares realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Jaguaré, uma iniciativa do Setor Pedagógico. A atividade é uma orientação da Prefeitura de Jaguaré com o objetivo de constante desenvolvimento do processo educacional no município.

A iniciativa da Seme destaca a importância do monitor escolar como importante auxiliar na prática pedagógica. O trabalho do monitor é considerado fundamental para transformar o nível de aprendizagem por parte do aluno, além de ajudar a melhorar a sua convivência, segurança e relacionamento com outros estudantes e responsáveis.

A primeira capacitação foi realizada no dia 11 de março, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marciano Altoé, e teve continuação no dia 19 de maio no auditório da Seme, sob o tema: “Construindo alicerces para a prática educativa” e envolveu os monitores escolares que atuam nos segmentos de Creche, Inclusão e Alfabetização.

Qualidade em ensino e aprendizagem

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Costalonga, participa das atividades. No dia 19, a secretária ministrou, a primeira palestra formativa do curso com o tema “Concordância Verbal e Nominal”. “A iniciativa de formação de monitores tem objetivo de, cada vez mais, colaborar com a ampliação de conhecimento, ao mesmo tempo que contribui com a melhoria da qualidade da atuação do monitor. Principalmente o monitor de alfabetização. Estamos oferecendo essa formação para melhorar, de forma constante, a prática pedagógica na sala de aula”, afirmou a secretária.

Cida Costalonga dividiu a apresentação da palestra com a coordenadora pedagógica da Seme, Nelzy Alves Machado. A abordagem foi em torno da importância do entendimento das concordâncias para a elaboração e estruturação das comunicações cotidianas, principalmente em ambiente escolar, e que facilitam a interpretação das mensagens.

Semipresencial

A formação é realizada em grupos de estudos, de acordo com o cronograma que se estende até o início de novembro. O projeto prevê debates, trocas de experiências e trabalhos em grupos que abordam práticas pedagógicas e primeiros socorros. As atividades são realizadas na modalidade semipresencial alternando apresentações em auditório com estudos em casa. O ciclo de formações termina no dia 10 de novembro.

No último encontro será apresentado um seminário no qual os monitores (por escola) farão a exposição do trabalho desenvolvido em suas respectivas unidades de ensino durante os encontros da formação utilizando: slides, fotos, cartazes ou outros recursos. Ao final da formação a participação de cada cursista será atestada por meio de certificado emitido pela Secretaria Municipal de Educação.

A proposta do segundo encontro da formação incluiu a apresentação do projeto e atividades dinâmicas que culminaram em momentos descontraídos e muito produtivos.

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