Secretaria de Educação apresenta proposta de implantação da EJA com qualificação profissional

Compartilhe

 

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme), apresentou, na última segunda-feira (23), a proposta de implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com qualificação profissional aos pais e responsáveis pelos alunos do 9º ano matriculados na sede do município em distorção idade-série escolar.

A reunião aconteceu no auditório da Seme e contou com uma presença expressiva de familiares interessados. A abertura foi realizada pela secretária de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim.

“Essa é a primeira reunião com a comunidade escolar, abrimos esse diálogo com os pais dos alunos já matriculados em nossa rede de ensino para apresentar a modalidade de ensino com qualificação profissional”, ressaltou a gestora.

De acordo com a Comissão de Implementação da Modalidade EJA, o curso ofertado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Nova Venécia, será o de Formação Inicial Continuada (FIC) em Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental Anos Finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

Durante o encontro, a diretora de ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes),Alexsandra Gomes Biral Stauffer, falou sobre o primeiro curso oferecido e a sua importância para o mundo do trabalho.

“Esse é um curso atual, saber operar um computador é uma habilidade que todo mundo precisa ter. O celular é um computador, o terminal de um banco também, portanto se faz necessário. Essa é uma formação de 200 horas, que possibilita ao aluno a conclusão do 9º ano junto a uma qualificação profissional”, frisou.

Essa modalidade é inédita na região, a ideia surgiu após uma série de levantamentos para identificar a quantidade de alunos em distorção, a localidade e o perfil do público para assim definir a área do curso.

Segundo a coordenadora da EJA no município,Vanessa Christina Cruz Meyrelles Cassaro, a expectativa é de que o curso seja iniciado no segundo semestre deste ano com abertura de 80 vagas e será ofertado de forma concomitante. O aluno terá uma matrícula na rede municipal e uma no Ifes.

“Avançamos mais uma etapa, hoje foi entregue aos pais e responsáveis um Termo de Interesse para que eles possam assinar e com isso garantirem a oportunidade de seu filho estudar na nova modalidade de ensino. O prazo para entrega do termo será até o próximo dia 25, na sala 09, na Secretaria Municipal de Educação ou na escola onde o aluno está matriculado”, disse.

Ela ressalta ainda que o curso iniciará com os alunos residentes na sede do município de Nova Venécia, a escola de funcionamento da EJA será definida após tabulação e análise dos resultados dos Termos de Interesse das famílias e as aulas acontecerão no turno diurno. Serão oferecidos transporte e merenda para os alunos, já que o curso FIC será na sede do Ifes.

Leia também

50 mil pessoas passaram pela Festa do Produtor Rural de Jaguaré

  Um grande público passou pela 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e pela 4ª Feira de Agronegócios,...

Faixas de pedestres revitalizadas em bairros de Barra de São Francisco

Faixas de pedestres estão sendo revitalizadas nesta quinta-feira (30), na avenida principal em frente a pracinha do bairro...

Bandidos furtam 200 Kg de pimenta-do-reino em Nova Venécia

Uma propriedade teve 200 quilos de pimenta-do-reino furtados durante a tarde desta quarta-feira (29), no interior de Nova...

São Geraldo derrota o União FC no encerramento da 1ª rodada do Campeonato Capixaba Feminino 2022

  A rodada inaugural Grupo A, do Campeonato Capixaba Feminino 2022, chegou ao fim com o triunfo do São...

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...

Homem é preso no Sul do ES recebendo anabolizantes que comprou pela internet

Um homem de 28 anos foi preso por policiais federais após ser flagrado recebendo anabolizantes, que comprou pela...

Dólar abre em alta nesta terça; risco de recessão preocupa investidores

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dólar opera em alta nesta terça-feira (5), com investidores do mundo inteiro...

Dança das escolas abrilhanta o segundo dia da Festa de São Pedro, no centro da cidade

  A apresentação de danças das escolas municipais e das quadrilhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro...