Secretária de Educação apresenta dados sobre merenda escolar em Nova Venécia

Compartilhe

 

Convocada através de Requerimento para prestar esclarecimentos sobre a possível falta de merenda escolar em Nova Venécia, em especial, na EMEFTI Bairro Altoé, a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou de Sessão Extraordinária nesta terça-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Nova Venécia.

A Secretária de Educação esclareceu que não existe falta de merenda nas escolas da rede municipal e que, entre os 52 itens do cardápio, a empresa responsável pela entrega de alguns, pediu reequilíbrio financeiro para o leite. “As medidas foram tomadas em relação ao assunto, notificando, multando e impedindo a empresa de participar de licitações na gestão pública do município por dois anos, após a negativa da entrega do produto estabelecido em contrato”, disse.

Ainda em relação ao leite, Wanessa explica que o produto não é item obrigatório na merenda escolar nacional e que o exigido é o cálcio, mineral que também é contido em outros alimentos. “Sendo o cálcio o exigido, podemos fazer a substituição, por exemplo, por oito alimentos, entre eles, inhame, couve, abóbora e entre outros. Temos três excelentes nutricionistas responsáveis pelo cardápio escolar e não há diminuição de valor nutricional de alimentos oferecidos nas escolas venecianas”, pontua a secretária, que ainda lembra que, para acompanhamento em algumas refeições, a merenda escolar também conta com suco de polpa de fruta. “Este item não ocupa lugar nutricional na substituição do leite, ele entra no cardápio como alimento de acompanhamento no consumo de bolo e pão, por exemplo”.

Wanessa ainda citou que a Secretaria, o Conselho da Educação e o Conselho da Alimentação Escolar (CAE), também não receberam denúncias de falta de merenda nas escolas.

Após responder questionamentos dos vereadores, a secretária apresentou números, estudos e medidas adotadas sobre a alimentação escolar em 2022, momento em que evidenciou o trabalho da Secretaria de Educação, em relação à alimentação escolar.

O requerimento de convocação da secretária foi de autoria do vereador Pedro Gonçalves (Podemos), e foi aprovado em plenário.

Leia também

INDICADORES: Preço do café arábica sobe nesta sexta-feira (5)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (5) com alta de 0,80% no preço...

Acidente deixa motociclista ferido em Água Doce do Norte.

  Um acidente ocorrido no último sábado, 06 de agosto de 2022, deixou uma pessoa ferida próximo ao Córrego...

ES: mais da metade dos assassinatos em 2019 ainda não foram esclarecidos, mostra levantamento

Menos da metade dos assassinatos praticados em 2019 no Espírito Santo foram esclarecidos, revelou um estudo publicado nesta...

FNO tem alta de mais de 41% nas contratações em 2022

Empreendedores urbanos e produtores rurais da Região Norte contrataram R$ 4,47 bilhões por meio do Fundo Constitucional de...

Vila Nova é Campeão da Taça Cidade de Futsal 2022

O Ginásio Poliesportivo Raimundo Maria, em Mantena, mais uma vez foi palco de uma grande final na Taça...

Prefeitura promove mudanças em cruzamento de rua no bairro Irmãos Fernandes

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal de Barra de São Francisco, fecharam o...

Lote 3: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Edital da licitação do Ramal do Salgado será republicado na próxima semana pelo Governo Federal

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai republicar na próxima semana o edital da licitação para a execução...