Secretaria de Cultura de Vila Pavão adquire ativos culturais dos artesãos locais

Compartilhe

 

Em uma atitude inédita no município e por meio da Lei Aldir Blanc – Lei de Incentivo Cultural, através do Edital de Seleção de Projetos nº 001/2021, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, foi realizada no ano de 2021, a primeira aquisição de ativos culturais dos artesãos de Vila Pavão.

A tipologia dos Ativos de Bens Culturais configura-se em peças artísticas, artefatos patrimoniais para fins de salvaguarda, livros autorais, instrumentos musicais artesanais da Cultura popular, objetos ligados aos modos tradicionais do fazer popular e produtos culturais diversos.

No edital, amplamente divulgado no site da Prefeitura e nas redes sociais da Secretaria, foram ofertados quatro prêmios para aquisição de Ativos Culturais (artesanato), no valor individual de R$ 1.929,47.

Para participar da iniciativa os artesãos precisaram apresentar proposta de peças que fizessem referências ao patrimônio cultural e natural de Vila Pavão e que assim possam representar o município. Também foi necessário apresentar projeto escrito contendo informações básicas sobre o artesão candidato e seu trabalho.

Ao final foram selecionados os trabalhos de Cleidemar Seibel (chaveiro de pavão de biscuit), Welerson Garcia Spindola (Cutelaria artesanal), Janetha Franklin Kipper (futersak com bordado de pavão) e Erlania Boldt Thiago (futersak com pintura da Igrenona).

Os produtos adquiridos por meio do edital além de compor o acervo de ativos da Secretaria de Cultura também têm sido utilizados para divulgar a cultura e a economia criativa local quando ofertadas a autoridades e visitantes.

Os benefícios deste edital são imensos para o município. “Além de ser a primeira vez que nossos artesãos têm oferta desse tipo de premiação para valorizar o seu trabalho, também foi uma excelente oportunidade para que a Secretaria pudesse construir um acervo do artesanato local. Por ser algo novo, houve pouca procura para inscrições, mas esperamos que nas próximas edições haja uma participação maior dos artesãos e esperamos assim estar valorizando os trabalhos da economia criativa que representa pelo menos 25% da economia de Vila Pavão”, destacou a secretária de Cultura e Turismo.

Leia também

Bolsonaro chama Datena para bater martelo sobre candidatura ao Senado

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O apresentador José Luiz Datena vai a Brasília na terça (21)...

D’Almeida leva ouro inédito em etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco

O brasileiro Marcus D’Almeida, número seis no ranking mundial,  conquistou neste domingo (26), pela primeira vez na carreira,...

Testes para o diagnóstico da Covid-19

Opa, tudo bem com vocês? Eu sou a Fabi Costa para mais um episódio do podcast Onde tem...

Flamengo é um dos quatro clubes Brasileiros entre os maiores times do mundo; confira

  Com quatro times brasileiros presentes, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou o ranking...

Luva de Pedreiro desabafa, anuncia pausa nos vídeos e preocupa fãs

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro nas redes sociais, deixou seus...

Pacientes renais visitam a clínica de hemodiálise e demonstram sua ansiedade pelo tratamento em Barra de São Francisco

O aposentado Ludovico Saar, 73 anos, luta pela vida há décadas com problemas renais. Ele já chegou a...

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

O Rio de Janeiro receberá neste fim de semana evento de ciclismo que vai percorrer pontos turísticos e...

CEARÁ: Equipes de Atenção Básica realizaram 34,5 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...