![nova-imagemw-1.[2]](https://i0.wp.com/sitebarra.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Secretaria-de-Cultura-de-Vila-Pavao-adquire-ativos-culturais-dos.jpg?resize=696%2C548&ssl=1)
Em uma atitude inédita no município e por meio da Lei Aldir Blanc – Lei de Incentivo Cultural, através do Edital de Seleção de Projetos nº 001/2021, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão, foi realizada no ano de 2021, a primeira aquisição de ativos culturais dos artesãos de Vila Pavão.
A tipologia dos Ativos de Bens Culturais configura-se em peças artísticas, artefatos patrimoniais para fins de salvaguarda, livros autorais, instrumentos musicais artesanais da Cultura popular, objetos ligados aos modos tradicionais do fazer popular e produtos culturais diversos.
No edital, amplamente divulgado no site da Prefeitura e nas redes sociais da Secretaria, foram ofertados quatro prêmios para aquisição de Ativos Culturais (artesanato), no valor individual de R$ 1.929,47.
Para participar da iniciativa os artesãos precisaram apresentar proposta de peças que fizessem referências ao patrimônio cultural e natural de Vila Pavão e que assim possam representar o município. Também foi necessário apresentar projeto escrito contendo informações básicas sobre o artesão candidato e seu trabalho.
Ao final foram selecionados os trabalhos de Cleidemar Seibel (chaveiro de pavão de biscuit), Welerson Garcia Spindola (Cutelaria artesanal), Janetha Franklin Kipper (futersak com bordado de pavão) e Erlania Boldt Thiago (futersak com pintura da Igrenona).
Os produtos adquiridos por meio do edital além de compor o acervo de ativos da Secretaria de Cultura também têm sido utilizados para divulgar a cultura e a economia criativa local quando ofertadas a autoridades e visitantes.
Os benefícios deste edital são imensos para o município. “Além de ser a primeira vez que nossos artesãos têm oferta desse tipo de premiação para valorizar o seu trabalho, também foi uma excelente oportunidade para que a Secretaria pudesse construir um acervo do artesanato local. Por ser algo novo, houve pouca procura para inscrições, mas esperamos que nas próximas edições haja uma participação maior dos artesãos e esperamos assim estar valorizando os trabalhos da economia criativa que representa pelo menos 25% da economia de Vila Pavão”, destacou a secretária de Cultura e Turismo.