Secretaria da Saúde apresenta resultados da terceira etapa do Inquérito Sorológico

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou, na manhã deste sábado (13), os resultados estatísticos da terceira etapa do “Inquérito Sorológico”, realizada entre os dias 08 e 10 de junho em 19 municípios capixabas. Nesta etapa, foram realizadas 6.349 testagens entre a população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo aponta uma prevalência de 7,36% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 295.773 pessoas no Estado que tiveram contato com o vírus.

A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado. Na segunda etapa a prevalência foi de foi de 5,1% da população infectada e uma estimativa 206.559 pessoas.

O secretário da Saúde lembrou, mais uma vez, sobre a importância de o estudo ter a projeção da população do Estado. “O estudo não tem validade científica para poder analisar individualmente cada município. O objetivo do Inquérito é projetar a população do Estado”, disse Nésio Fernandes. Também participou da entrevista coletiva o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Perfil da população testada positivamente

O estudo de prevalência desta terceira etapa aponta que do total dos testes com resultados positivos, 62,2% eram do sexo feminino e 37,8% masculino, e que a faixa etária com mais casos positivos foi a de 41 a 60 anos, com 35,5% dos casos. Do total de pacientes positivos, 46,9% apresentaram perda de olfato e 36,4% apresentaram tosse; 29,6% apresentaram febre. Os assintomáticos positivos representaram 28,02%.

Confira a apresentação da Terceira etapa do Inquérito: Download

Cronograma do Inquérito Sorológico:

– Etapa 4 – última:

Data: 22, 23 e 24 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

 

Leia mais

Criança Feliz: ferramentas digitais ajudam durante pandemia

Visitadores orientam sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus – Foto: ...

PRF apreende três cargas irregulares de cerveja no Norte do Espírito Santo

Apreensão mais recente aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na BR-101. Mercadoria não tinha nota fiscal.

Homem é preso depois de ser baleado em bairro de Vitória

O criminoso foi levado para a Delegacia Regional de Vitória. Com ele foram apreendidas drogas e uma arma.

Inquérito Sorológico aponta que mais de 206 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus no ES

Em pronunciamento, na tarde desta segunda-feira (01), o...

Leia também

Polícia investiga venda de carne de cavalo misturada a de boi no ES

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de...

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...