Secont vai gerenciar conteúdo sobre combate à corrupção em repositório nacional de controle interno

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) vai gerenciar os conteúdos referentes ao tema “Responsabilização Administrativa e Lei Anticorrupção” no Banco do Conhecimento do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O repositório digital reunirá trabalhos produzidos pelas controladorias da União, dos Estados e dos municípios.

Na função de gestora de conteúdo, a Secont será responsável tanto pela alimentação do repositório quanto pela avaliação e aprovação dos trabalhos que serão disponibilizados com foco no tema, fazendo parte do grupo de seis instituições de controle interno de todo o País selecionadas pelo Conaci para esta tarefa.

Para o subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Marcelo Altoé, a escolha da Secont é um reconhecimento à expertise do Espírito Santo na aplicação da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). O Estado, que foi o primeiro a aplicar multa a uma empresa com base na legislação, é reconhecido nacionalmente pela efetividade do trabalho de combate à corrupção em compras públicas, que já resultou na condenação de 48 empresas e na aplicação de mais de R$ 11 milhões em multas.

O objetivo do Banco do Conhecimento é a divulgação e disseminação de boas práticas de controle interno por todo o País. A criação do repositório favorece a troca de experiências entre os órgãos de controle, e o conteúdo poderá ser consultado por qualquer interessado.

A proposta é que a ferramenta se torne gradativamente um grande repositório dos principais documentos produzidos no País sobre auditoria, correição, responsabilização administrativa, ouvidoria, transparência, controle social, gestão de riscos, governança e integridade. 

Os seis gestores de conteúdo escolhidos pelo Conaci e seus respectivos temas são: Auditoria e Controlem(Controladoria Geral do Estado do Mato Grosso); Correição (Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco); Governança, Integridade e Gestão de Riscos (Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais); Ouvidoria (Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo); Responsabilização Administrativa e Lei Anticorrupção (Secont); e Transparência e Controle Social (Controladoria Geral do Estado de Goiás). 

Sobre a plataforma

O envolvimento da Secont com o Banco do Conhecimento começou no ano passado, quando a equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria participou do desenvolvimento da ferramenta, em conjunto com o Conaci. O piloto foi apresentado durante a 34ª Reunião Técnica do Conaci, que aconteceu em março, em Vitória.

O repositório utiliza a ferramenta DSpace, pacote de software de código aberto que permite a captura de conteúdo em qualquer formato (vídeo, texto e áudio de dados) e a busca dos conteúdos por meio de pesquisas temáticas. A plataforma é totalmente gratuita e utilizada por mais de três mil instituições em todo o mundo. No Brasil 110 organizações já aderiram à solução, incluindo a Controladoria Geral da União (CGU).

O Banco do Conhecimento já está no ar e será atualizado gradativamente à medida que os órgãos de controle submetam seus respectivos materiais para publicação na plataforma.

CLIQUE AQUI para conhecer a ferramenta.

Leia mais

Agenda de Resposta Rápida orienta profissionais de saúde do Estado

Como resposta rápida e efetiva à pandemia de Covid-19, o Governo do Estado desenvolveu, neste ano, a Agenda de Resposta Rápida para a Atenção...

Brasil e Uruguai assinam acordo para troca de experiência e tecnologia

Governo brasileiro vai transferir ao Uruguai a cessão de programas de processamento e gestão de dados referente à plataforma Foto: Agência Brasil  O Brasil vai...

Sesa atualiza redefinições de perfis dos hospitais para atendimento de Covid-19

A Secretaria da Saúde publicou, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, a Portaria Nº067-R,...

Ecoporanga confirma 6º caso de Coronavírus

  Veja mais sobre os casos de Coronavírus na região

Leia também

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...

Jovem de Nova Venécia que venceu cinco cânceres morre aos 22 anos

A jovem digital influencer veneciana, Anna Luiza Nicolau Evangelista, de 22 anos, morreu na manhã deste sábado (05), no Hospital Meridional, em São Mateus. Segundo Ancilia Nicolau,...

Alerta de tempestade, chuva forte e granizo para 18 cidades do ES

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estendeu...