Secont participa da elaboração de ações nacionais de fortalecimento da transparência e do combate à corrupção

Compartilhe

As ações para 2022 foram definidas em reunião dos membros da Enccla em dezembro.

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) vai colaborar na elaboração de três das 11 ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) para 2022. As ações definidas como prioritárias pela Secont se referem às propostas para o aprimoramento do combate à corrupção e de fortalecimento da transparência pública.

Participarão dos grupos de trabalho os subsecretários de Estado de Transparência, Fabiano da Rocha Louzada, e de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Falcão, além do corregedor-geral do Estado, Helmut Mutiz D’Auvila. Criada em 2003, a Enccla é formada por mais de 80 instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das esferas Federal, Estadual e municipal, bem como do Ministério Público de diferentes esferas.

O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, que são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da entidade. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, que se reúnem mensalmente para desenvolver as propostas. Em 19 anos, a Enccla já desenvolveu mais de 300 ações visando ao combate dos crimes de lavagem de dinheiro e às práticas de corrupção.

Confira as ações que terão a colaboração da Secont:

Ação 01/2022: criar mecanismos para o compartilhamento direto e contínuo de bancos de dados, em ambiente seguro, entre os atores estatais responsáveis pela prevenção, detecção e repressão à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, em continuidade à Ação 01/2021.

Ação 07/2022: acompanhar e avaliar a efetiva sistematização, padronização e disponibilização dos metadados construídos no curso da Ação 07/2021, no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Ação 11/2022: propor medidas para fortalecer o enfrentamento da corrupção privada.

Leia também

Barra de São Francisco e municípios vizinhos recebem equipamentos agrícolas

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou 92 equipamentos...

ES: homem é preso por manter crianças e adultos em situação análoga à escravidão

Um homem de 54 anos foi preso por manter três crianças e dois adultos em situação análoga à...

Polêmica com Pabllo Vittar e Zé Felipe tem troca de farpas e até hashtag

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Num tom irônico, a cantora Pabllo Vittar fez críticas ao YouTube, questionando o...

ES: mulher é encontrada morta dentro de casa

Uma mulher foi assassinada dentro de casa, no bairro Vila Bethânia, em Viana, na Grande Vitória. A informação...

Ações da Embrapa para mitigar crise dos fertilizantes podem gerar US$ 1 bilhão de economia ao setor

Uma economia ao setor agrícola de US$ 1 bilhão já no primeiro ano. Essa é a expectativa da...

Corinthians empresta Rodrigo Varanda e libera goleiro para time do Chipre

ARTHUR SANDES SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O Corinthians fechou nesta segunda-feira (4) a transferência de dois jogadores...

Exército admite não conseguir detalhar armas nas mãos de atiradores e caçadores

RAQUEL LOPES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Exército admitiu ser incapaz de produzir relatórios detalhados sobre os tipos...