Secont padroniza procedimentos para compras emergenciais e orienta órgãos

Para orientar os gestores sobre as melhores práticas neste momento em que é necessária a realização de compras emergenciais devido à epidemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) elaborou o Guia Orientativo e a Matriz de Verificação de Risco, que serão encaminhados a todos os órgãos do Poder Executivo Estadual.

“O entendimento é que, embora as compras emergenciais tenham procedimentos mais céleres, é importante que haja a aplicação de regras de controle neste momento”, observa o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

A Matriz é composta de um checklist com recomendações sobre procedimentos para a realização das compras realizadas para o enfrentamento da epidemia, com base em gerenciamento de riscos. Já o Guia traz orientações sobre a aplicação da Lei Complementar Nº 946/2020, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, no último dia 30. A Lei Complementar visa a agilizar os processos para a área da saúde, permitindo a realização de compras emergenciais e a contratação de serviços necessários para o combate ao Covid-19 sem a realização de licitação, pelo prazo de até seis meses. 

Elaborado em linguagem de fácil acesso, o Guia contém orientações quanto aos procedimentos a serem adotados nas compras diretas destinadas exclusivamente ao enfrentamento da Calamidade de Saúde Pública e Estado de Emergência decorrentes do novo Coronavírus. O documento esclarece como proceder nas dispensas de licitação e busca: sintetizar os principais pontos referentes a aquisições/contratações presentes na Lei Complementar Nº 946/2020.

Além disso, sugere um fluxo de procedimento para a realização das compras; identifica os principais riscos presentes, bem como sugere ações de controle para a mitigação destes; e apresenta o checklist com os principais documentos que deverão estar presentes na instrução processual.

O subsecretário de Controle, Marcelo Antunes, ressalta que, além do Guia e da Matriz, a equipe de auditores do Estado elaborou, em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesa), uma Norma de Procedimento com regras para a realização das compras emergenciais, visando ao atendimento da legislação, à segurança jurídica dos gestores que ordenam as despesas e ao bom uso dos recursos públicos.

A Norma de Procedimento, que deverá ser estendida aos demais órgãos do Poder Executivo, determina que o gestor avalie a melhor forma de contratação, que elabore um Termo de Referência Simplificado e que realize pesquisa de preços, entre outros critérios para efetivar as compras. O objetivo com a padronização dos procedimentos, como explica Marcelo Antunes, é garantir o gerenciamento de riscos e a celeridade dos processos, tão necessária neste momento de emergência.

Leia mais

Ministério da Saúde lança nova campanha de doação de sangue 2020

– Foto: Reprodução/MS Em época de pandemia, o Ministério da Saúde pede para a...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...

Hospitais universitários receberão reforço de seis mil profissionais

Hospitais universitários receberão reforço de seis mil profissionais Foto: Governo do Rio Grande do Sul A Empresa Brasileira de...

Prefeitura de Vitória encaminha projeto de lei que cria auxílio emergencial de R$ 900

A Prefeitura de Vitória encaminhou para a Câmara Municipal, nesta quinta-feira (2), um projeto de lei que cria um auxílio emergencial no valor de...

Leia também

Homem morre após cair de parapente no ES

Um homem morreu depois de cair de um...

Acidente na rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão deixa feridos

Um grave acidente foi registrado na tarde deste...

Auxílio de R$600: Próximos pagamentos serão automáticos para quem já tem o benefício

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...