Secont entrega piloto do Repositório Digital de Conhecimento ao Conselho Nacional de Controle Interno

Compartilhe

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) entregou ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) o piloto do Repositório Digital de Conhecimento. A ferramenta foi apresentada na manhã esta sexta-feira (13), durante a 34ª Reunião Técnica do Conaci, que acontece em Vitória.

O gestor de Tecnologia da Informação da Secont, Emerson Couto de Moura, que está à frente do projeto, fez uma demonstração do funcionamento do Repositório, que permite a preservação, o acesso remoto, o gerenciamento, a busca, a recuperação e o reuso da produção intelectual das instituições da área de controle interno em todo o País.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, observou que a ferramenta tornará mais acessível o compartilhamento de boas práticas para o fortalecimento da transparência, do combate à corrupção e do trabalho de auditoria. “A informação é o grande ativo hoje, é o diferencial”, lembrou.

Já o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, exemplificou alguns documentos que poderão ser colocados no Repositório, como as decisões em Processos Administrativos de Responsabilização e relatórios de auditoria. “A nossa intenção é criar um círculo virtuoso do conhecimento”, disse.

Funcionamento

O Repositório utiliza a ferramenta  DSpace, pacote de software de código aberto que permite a captura de conteúdo em qualquer formato (vídeo, texto, áudio de dados) e a busca dos conteúdos por meio de pesquisas temáticas.

A plataforma é totalmente gratuita e utilizada por mais de 3 mil instituições em todo o mundo. No Brasil 110 organizações já aderiram à solução, incluindo a Controladoria Geral da União (CGU) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A CGU utilizou a ferramenta na construção do seu repositório, a Base de Conhecimento.

Além de elaborar o projeto, a Secont vai fornecer a infraestrutura tecnológica para o projeto-piloto, com o apoio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest).

 

Leia também

De olho no voto dos evangélicos, Casagrande toma café com pastores

Na manhã desta quarta-feira (10), o governador Renato Casagrande (PSB) recebeu, na Residência Oficial, dezenas de lideranças religiosas...

Waltinho Construtor e Restaurante Moreira enfrentam Farmácia Saar e Stop Car nas semifinais do Perna de Pau

A última rodada das quartas de final do Campeonato Perna de Pau 2022, na noite desta segunda-feira, 8,...

Clássico entre Bagaço x Vale 7 marca início da Copa Rural de Futebol Amador neste fim de semana

Com a presença de 14 dos 16 times convidados a Copa Rural de Futebol Amador 2022, terá início,...

Péssima qualidade da água preocupa moradores em Mantenópolis

A péssima qualidade da água que chega às residências em Mantenópolis está deixando moradores preocupados. Essa semana um dos...

Conheça os detalhes do Campeonato Capixaba Série B 2022

Depois Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, coube a Série B do Estadual encerrar a temporada 2022...

MT quer incentivar produção de remineralizadores

Apesar de ser um dos principais consumidores de fertilizantes, por ser um grande produtor de grãos, o estado...

Candidatos ao Senado pelo Espírito Santo em 2022: veja a lista

Nomes dos candidatos foram definidos durante as convenções partidárias, que se encerraram em 5 de agosto. Partidos tem...

Operação fecha fábrica e apreende pó de café irregular no Espírito Santo; veja as marcas

Uma operação interditou, nesta segunda-feira (8), uma fábrica de café irregular em Irupi, no Sul do Espírito Santo. Embalagens...