A longa estiagem, que já dura pelo menos quatro meses sem chuvas regulares, começa a gerar problemas de abastecimento no Extremo Norte do Espírito Santo. O córrego Unido, utilizado para captação de água em São João do Sobrado, distrito de Pinheiros, secou e a Cesan – Companhia Estadual de Saneamento está fazendo o abastecimento utilizando carros pipa. A utilização de carros pipa começou na terça-feira (7), mas, segundo lideranças locais, no final da tarde de quinta-feira (9) a empresa conseguiu achar água perfurando um poço artesiano e a previsão é de que haja ligação com o encanamento de distribuição nos próximos dias.
A Cesan divulgou um comunicado pedindo à população de aproximadamente 5 mil moradores de São João do Sobrado para economizar água. O sistema da Cesan não contempla os assentamentos, onde o abastecimento é feito por outros meios, utilizando-se de recursos hídricos que estão se tornando cada vez mais escassos.
O Extremo Norte e o Noroeste são, segundo estudos recentes de uma pesquisadora da Ufes, as regiões de maior déficit hídrico do Estado. O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) encaminhou ao governador Renato Casagrande uma indicação de construção de uma barragem no rio do Sul, nos limites municipais de Pinheiros e Montanha, “para aumentar a disponibilidade de água para irrigação e contribuir para reforçar o lençol freático”.
Ao saber da situação de São João do Sobrado, o parlamentar preparou uma indicação ao Governo para que a Cesan construa uma barragem no córrego Unido. “Estivemos recentemente discutindo o Polo de Agricultura Irrigada e o especialista em irrigação da Embrapa Lineu Neiva foi enfático na necessidade de se aumentar a retenção de águas dos mananciais para evitar que sejam desperdiçadas ao correr para o mar. Recebi um pedido do vereador Edvan Alves, de Pinheiros, e vamos conversar com o presidente da Cesan para que priorize a construção de uma barragem visando a evitar a repetição desses episódios de falta de água”, disse Mazinho.