Sebrae e SEDH realizam palestra para estudantes sobre o Programa Qualificar ES

A palestra “Como Planejar uma Empresa de Sucesso”, oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) por meio do Projeto Empreendedorismo Cidadão, contou com quase 100 alunos e alunas do programa Qualificar ES, na última semana. A atividade ocorreu em formato on-line.

O objetivo da palestra foi transmitir conhecimentos sobre as principais questões que devem ser consideradas ao abrir uma empresa. Além disso, visa a proporcionar a conscientização do participante sobre as ferramentas que auxiliam no planejamento, estimulando a fazer busca de informação sobre os concorrentes, necessidades de mercado, lucratividade do produto e fornecedores, entre outros.

Todas as pessoas participantes eram moradoras de bairros prioritários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. A parceria entre SEDH e Sebrae surgiu justamente com o intuito de ofertar soluções de estímulo ao empreendedorismo como alternativa de inclusão social para jovens e adultos em situação de risco social.

“Esta parceria vem para demonstrar o compromisso do Governo do Estado na diminuição da vulnerabilidade, pois as ações do Programa Estado Presente mostram que não conseguimos enfrentar o problema da violência apenas com a força policial, mas, sobretudo, por meio da educação, da cidadania, da cultura, das oportunidades.  Temos a certeza de que, principalmente nesta época difícil de pandemia, quando há a consequência do desemprego, o compartilhamento de um conteúdo de gestão de negócios é de grande importância”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann, explicou que o conteúdo oferecido pelo projeto Empreendedorismo Cidadão surge para se somar às formações oferecidas por meio do Qualificar ES.

“A Sectides vem desenvolvendo inúmeras ações de qualificação profissional, com oferta de cursos de qualificação por meio das modalidades formação inicial e continuada, objetivando contribuir para o acesso dos cidadãos capixabas ao mundo do trabalho por meio do empreendedorismo, da inovação e da empregabilidade. Nesse sentido, entender o mercado de trabalho, qualificar-se de forma adequada, buscando se atualizar por meio de cursos de formação continuada, são estratégias de ampliar as oportunidades de forma mais rápida para conseguir se manter em um emprego ou ser um empreendedor.”

O gestor do Projeto Empreendedorismo Cidadão, Rodrigo Becavello, do Sebrae, explicou a importância desta ação de parceria.

“Tem uma grande importância econômica e social, a meu ver, por apoiar ações que visam a reduzir a criminalidade em regiões definidas pelo Programa Estado Presente, por meio da capacitação de jovens e mulheres em situação de ricos social com soluções de estímulo ao empreendedorismo e à cultura empreendedora, que possam culminar na abertura de novos empreendimentos nas regiões de abrangência do projeto. Acredito que, dessa forma, o Sebrae tem condições de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Espírito Santo”, disse Becavello,.

Ainda em parceria com o projeto Empreendedorismo Cidadão, a SEDH oportunizou a formação de 683 adolescentes de diversas unidades socioeducativas do Estado, com 16 oficinas realizadas de maneira virtual. Outras atividades estão sendo planejadas para os próximos meses.

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida visa a reduzir os índices de violência e criminalidade no Espírito Santo, com foco especialmente em crimes letais – homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte -, atuando em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

Leia mais

Leia também