Seag, Idaf e Incaper participam do TecnoAgro em Linhares

Compartilhe

O sistema agrícola capixaba  formado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) , participa do TecnoAgro, que acontece nestas quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Conceição Hall, em Linhares.

Durante os dois dias de evento, haverá entregas para o fomento da agricultura capixaba e atendimento  aos produtores rurais e demais interessados, em um estande compartilhado entre a Secretaria e as duas autarquias. Também serão realizadas 21 palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Mário Louzada, o momento é importante para a potencialização do agronegócio, principalmente,após mais de dois anos de pandemia, em que alguns setores sofreram impacto. “É uma excelente oportunidade para evidenciar as ações que são desenvolvidas pela Seag, pelo Incaper e pelo Idaf, proporcionando momentos de atualização, capacitação e integração entre os participantes”, explica.

No primeiro dia do evento, acontece a cerimônia de entregas. Será assinado o termo de cooperação técnica entre a Seag, o Incaper, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para o atendimento aos produtores de cacau no Estadoparticipantes do programa de expansão do plantio de fruteiras no Espírito Santo, por meio de convênios com os municípios.

 o Idaf fará a entrega de dois certificados do Selo Arte e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Idaf, Incaper e Senar para a execução do Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (Praveler).

Palestras

Os temas abordados das quatro palestras da Seag serão: as ações e perspectivas para as agroindústrias familiares; juventude rural e suas perspectivas no agronegócio; agroecologia e produção orgânica, mudanças climáticas e oportunidades de mercado; além do programa Novos Caminhos, que vai ressaltar a importância da aplicação de Revsol nas estradas vicinais capixabas.

O Idaf vai ministrar cinco palestras com os temas: Selo Arte: Avaliação da regulamentação estadual e seus resultados; Inovação e modernização diagnóstica nos laboratórios do Idaf; Tendências do consumo, descarbonização e ESG no agronegócio: oportunidades e desafios; Uso de Tecnologia para agilizar licenciamento ambiental; O uso de geotecnologias na gestão florestal do Espírito Santo.

Já o Incaper terá 12 apresentações no TecnoAgro, entre palestras e painéis com temas sobre: geração e diversificação de renda, cafeicultura, bovinocultura sustentável, aquicultura, pipericultura, cacauicultura, produção de cafés especiais, entre outros. Os técnicos, pesquisadores e extensionistas do Instituto vão atuar nos dois dias de programação do evento. Servidores do Incaper, além dos palestrantes, estarão presentes com o objetivo de compartilhar conhecimentos e conhecer novas experiências.

 

Inscrições

Para participar do evento e das palestras é necessário fazer inscrição pelo site da Rede Gazeta, que é a organizadora do evento: www.agazeta.com.br/es/agro.

 


Texto: Rafaely Lyra

Leia também

Respiradores

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem...

Portaria do INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de hoje (29) detalha regras e procedimentos...

Repórteres da Globo que viralizaram após declaração de amor se casam no Rio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Repórteres da Globo que viralizaram após uma declaração pública de amor e que...

Sopão Popular serviu 4.306 refeições em um mês

Inaugurado no dia 25 de maio de 2022, pela prefeitura de Barra de São Francisco, o Programa Refeição...

Prazo de emissão da DAP é prorrogado até 31 de outubro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nessa quarta-feira (29), a Portaria nº 174, com alterações à Portaria nº...

Nova Venécia divulga processo seletivo para professor e supervisor escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir inscrições para processo seletivo...

Montadora de aeronaves é inaugurada no Norte do Espírito Santo

  A manhã do último sábado (02), foi marcada por um evento diferente no município. Foi inaugurada em Jaguaré...

Apostas feitas em Barra de São Francisco, Colatina e Nova Venécia fazem a quina da Mega-Sena; veja o prêmio

O concurso 2.497 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (2), no Espaço da Sorte, em São...