SC: Governo estadual planeja ações para o ano letivo de 2021

Na última semana letiva de 2020 da rede estadual de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) inicia algumas atividades de avaliação do desempenho dos alunos ao longo deste ano e programação das ações escolares para 2021. A expectativa é de que os alunos comecem o ano letivo em 18 de fevereiro.

A ideia da rede estadual de educação é começar o próximo ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes e manter o distanciamento social. Diante disso, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.

Vale destacar que os estudantes e professores do grupo de risco para Covid-19 permanecem em atividades remotas. A modalidade também será ofertada nos casos em que os pais optarem em manter os filhos estudando da própria casa, conforme a lei sancionada recentemente pelo governo do estado.

SE: Estado inicia avaliação educativa e verifica impacto das atividades realizadas de forma remota

Entenda sobre a regulamentação do Novo Fundeb

Em relação às aulas presenciais, as escolas deverão seguir os protocolos de segurança estabelecidos no Plano de Contingência para Educação (PlanCon), O documento apresentado e regulamentado em setembro detalha os regramentos que as escolas devem seguir nessa retomada para minimizar as chances de adoecimento pelo novo coronavírus.

Além disso, o decreto publicado nesta segunda-feira (14) pelo governo local prevê mais algumas regras que devem ser cumpridas pelas escolas, como por exemplo, o funcionamento em até 50% das matrículas ativas do turno de funcionamento, caso a escola esteja localizada em área de risco gravíssimo para Covid-19.

Foto: Divulgação

Leia mais

Leia também