Saúde divulga 5º boletim de sarampo

De janeiro até essa quinta-feira (12), o Espírito Santo teve 12 notificações de casos suspeitos da doença. Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (13).

A Secretaria da Saúde (Sesa) registrou, entre os dias 1º de janeiro e 12 de março deste ano, um total de 12 notificações de casos suspeitos de Sarampo. Desses, 11 casos foram descartados e um segue em investigação.

A única forma de bloquear qualquer possibilidade de entrada do sarampo no Estado é por meio da vacinação, cuja campanha nacional termina hoje, sexta-feira (13).

 

A doença

O Sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após esses sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

 

Esquema vacinal

Deve ser aplicada uma dose de vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Além disso, continua sendo administrada a dose zero da tríplice viral em crianças de 6 a 11 meses de vida, devido ao risco epidemiológico do sarampo.

 

Leia mais

Estudo mostra que coronavírus já circulava no país antes do isolamento

O trabalho foi publicado na plataforma medRxiv Por Daniel Mello Edição: Fernando Fraga Agência Brasil Um estudo que envolveu pesquisadores do Brasil e do Reino Unido mostra que...

CEET Vasco Coutinho realiza entrega de atividades estudantis para alunos sem acesso à internet

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, tem 1.342 alunos matriculados...

Obra da Avenida Guanabara entra na fase de preparação para aplicar asfalto

A obra de asfaltamento da Avenida Guanabara, em...

Governo lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21),...

Leia também

Casagrande sinaliza para a possibilidade de retomada do futebol no mês setembro

Séries A e B do Estadual estão suspensas desde o início da pandemia no Espírito Santo Por Sidney Magno Novo — Vitória, ES   O futebol no Espírito...

CRM-ES defende tratamento precoce da Covid-19 e Casagrande diz que governo está aberto ao debate

Presidente do CRM, Celso Murad, defende que o tratamento com cloroquina e ivermectina pode diminuir a velocidade de replicação do vírus e o agravamento...

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 10/07/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (10), mais uma reunião da Sala de...

Espírito Santo aprimora coleta de dados sobre crimes patrimoniais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) finalizou o aprimoramento e migração do banco...