Sarau com autores negros e masterclass de roteiro, on-line e gratuitos, nesta sexta e sábado

O Festival Cinema Também é Quilombo, em cartaz na Plataforma Todesplay, segue até este domingo (28), e conta com uma programação, ao vivo, com um sarau, nesta sexta-feira (26), e o masterclass de roteiro “Narrativas Afrocentradas”, neste sábado (27). Os eventos são em formato on-line e gratuitos. O Festival é uma realização da Ofá Produtora e Consultoria e conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura (Secult).  A programação inclui ainda quatro mostras audiovisuais e webinários.

 O sarau será transmitido nesta sexta-feira (26), a partir das 20 horas, e recebe Tamyres Batista, Wagner Silva Gomes, Thiara Cruz e Jânio Silva, todos autores negros de diferentes gêneros literários, para apresentação de seus trabalhos. 

  No sábado (27), às 15 horas, a roteirista premiada Mariana Luiza ministra o masterclass de roteiro “Narrativas Afrocentradas”. O encontro propõe uma reflexão acerca da cosmologia Bantu como ferramenta de construção de narrativas afrofuturistas e de combate ao apagamento das contribuições do Continente Africano e da diáspora africana ao patrimônio cultural da humanidade. 

 Para participar do curso é necessário inscrever-se no link:

 https://forms.gle/87SXWi534mQ2k6Gq8

 Facilitadora do curso, Mariana Luiza é realizadora e roteirista, membro da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – Brasil (APAN) e da African American Women in Cinema – EUA (AAWIC). É graduada em roteiro pela New York Film Academy e em Montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Dirigiu o documentário “A B Ser” (2010)  e roteirizou e dirigiu o curta-metragem de ficção “Casca de Baobá” (2017), que foi exibido em diversos festivais no Brasil e no mundo, recebendo seis prêmios. 

 Catálogo do Festival

 A realização do sarau também marca o lançamento do catálogo do Festival. A obra, disponível gratuitamente no formato e-book, foi produzida pela editora capixaba Pedregulho e apresenta uma série de textos sobre os movimentos de curadoria, além de obras literárias dos autores convidados para o evento, informações completas sobre os filmes das mostras e uma seleção especial “Cinema Negro e Educação Antirracista”, com filmes indicados para serem usados em escolas.

 O Festival “Cinema também é Quilombo” é uma realização da Ofá Produtora e Consultoria e conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secult. Realizado entre os dias 19 e 28 de março, o festival apresenta quatro mostras audiovisuais de realizadores negros. A seleção conta com a curadoria da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (Bahia); EGBE- Mostra de Cinema Negro de Sergipe (Sergipe); Cineclube Afoxé (Espírito Santo); e Mostra de Cinema Negro de Pelotas (Rio Grande do Sul).

 Acesse a programação do festival: 

https://linktr.ee/festivalcinemaquilombo

 

Leia mais

Leia também