Santos, campeão da Copa Norte, quer representar ES na Copa do Brasil

Compartilhe

Foi em grande estilo o primeiro passo do projeto do Santos, de Barra de São Francisco, ao retornar ao futebol. Comandado pelo técnico Francisco das Chas Eloi, o Eloi, o ex-craque de Santos, Botafogo, Vasco, Seleção Brasileira e clubes europeus, o time conquistou invicto a Copa Norte de Futebol Amador e já projeta os próximos anos: quer representar o Espírito Santo na Copa do Brasil em 2024.

Em jogo de golaços, o Santos, de Barra de São Francisco, sagrou-se campeão invicto da Copa Norte de Futebol Amador com uma goleada de 5 a 0 sobre o Santa Terezinha, de Itarana, no estádio Joaquim Alves de Souza – gols de Alezi (2), Eraldo e Balotelli. A torcida, que lotou as arquibancadas, começou a gritar “é campeão” aos 23 minutos, logo depois que Alezi marcou o quarto gol.

A campanha do Santos foi irretocável, com cinco vitórias e três empates. O time marcou 19 gols no campeonato e levou apenas quatro. E ainda teve o artilheiro da competição, o veterano Eraldo, com fez oito gols, média de um por jogo. O lateral e meia Balotelli foi eleito o jogador revelação da Copa Norte.

Com marcação alta desde o início, o Santos não deu espaço ao Santa Terezinha, que chutou somente uma bola em direção ao gol, em cobrança de falta de Petróleo aos 38 minutos do segundo tempo. Desde o início, o domínio foi absoluto do time comandado pelo técnico Francisco das Chagas Eloi, o antigo craque Eloi, de Botafogo, Vasco, Santos, Seleção Brasileira e clubes europeu.

Aos 3 minutos, Eraldo, o artilheiro da Copa, até agora com oito gols, abriu o marcar, recebendo na marca do pênalti. O Santos continuou pressionando e, aos 9 minutos, Balotelli marcou um golaço, em chute de fora da área, com a bola entrando no ângulo.

A partir desse momento, começava a se tornar missão impossível a do Santa Terezinha, já que precisaria fazer quatro gols, depois de perder o primeiro jogo, em casa, por 2 a 0. E ficou pior aos 15 minutos, quando Marcos Vinicius fez boa jogada individual e serviu para Alezi tocar na saída do goleiro Tiago, apesar de empurrado pelo zagueiro.

A vaca do Santa Terezinha foi, definitivamente, para o brejo quando, aos 23 minutos, depois que Tiago chutou a bola no travessão, Alesir pegou o rebote no bico da pequena área, pelo lado esquerda do ataque, e numa meia bicicleta, como dizem os narradores esportivos, “a la Bebeto”, marcou um gol que a Mineradora Fortuna promete eternizar colocando uma placa no estádio Joaquim Alves.

Até o final do primeiro tempo, o Santos ainda poderia ter ampliado, não fossem as boas intervenções do goleiro Tiago.

CHUTE INICIAL

Com arbitragem de Fábio dos Santos, auxiliado por Nathiely dos Santos e Alcenir Luiz, o jogo teve pontapé inicial dado pelo desportista Mazinho dos Anjos, ex-vereador de Vitória, e pelo prefeito Vander Patricio (PTB), de Itarana.

A estrutura montada para a partida foi elogiada: viaturas policiais, corpo de bombeiros, ambulância semi-uti e todos os torcedores tendo as mãos higienizadas com álcool na chegada. E, quem não tinha máscara, ganhou uma.

Até os 15 minutos do segundo tempo, o Santos ainda teve uma boa chance de gol com Alezi, mas Thiago fez grande defesa. O Terror do Norte diminuiu a pressão a partir daí, o Santa Terezinha teve uma única chance de gol aos 23 minutos, com Barata cabeceando rente a trave, mas, aso 43 minutos, Patrick, recebendo de Tiago, marcou o quinto gol da final. E a torcida fez uma bonita festa depois do jogo.

O goleiro Alan, capitão do Santos, homenageou o ex-ponta-direita Dilsinho, hoje com 75 anos, passando-lhe a faixa de capitão e dando a ele a oportunidade de receber a Taça da Copa Norte e erguê-la para a torcida.

TÉCNICO ELOI FICA

Fontes do Santos revelaram que o técnico Eloi continua no comando da equipe, pois a Copa do Norte foi apenas a primeira etapa para marcar o retorno da equipe ao futebol e ao experiente ex-atleta foi entregue a tarefa de montar uma estrutura para que o time possa disputar a Série B do Capixabão em 2022 para conquistá-la.

“Nosso objetivo é levar o Santos ao título capixaba de 2023 e representar o Espírito Santo na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D em 2024”, revelou o presidente de honra do clube, Enivaldo dos Anjos, hoje prefeito da cidade.

Jogos

Atlético de Vila Pavão 1×2 Santos

Santos 5×0 Atlético de Vila Pavão

Ponto Belo 1×1 Santos

Santos 2×2 Ponto Belo

Baixo Guando 0x0 Santos

Santos 2×1 Baixo Guandu

Santa Terezinha 0x2 Santos

Santos 5 x 0 Santa Terezinha

(Texto: José Caldas da Costa. Reportagem e Fotografias: Luiz Carlos Gava)

 

Leia também

Prefeitura de Jaguaré vai pavimentar distrito de Fátima

  Já está na conta do Fundo Municipal de Investimento da Prefeitura de Jaguaré, o recurso para início das...

Decisões judiciais contra shows em municípios sem saneamento adequado reabrem discussão sobre investimentos

A importância de investimentos em saneamento básico voltou a ser tema de discussões a partir das decisões judiciais...

Bolsonaro diz que vai recriar Ministério da Indústria, caso seja reeleito

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (29) que, se for reeleito, vai recriar o Ministério da Indústria....

Pesquisadores descobrem ‘planta pênis carnívora’ que captura presas no subsolo

A nova espécie é uma planta de jarro com um tubo longo que se assemelha ao corpo de...

Prefeitura de Barra de São Francisco abre espaço com computador para quem precisa fazer inscrição no Concurso Público

  A Prefeitura de Barra de São Francisco instalou esta semana, um computador no prédio do centro da cidade,...

Tradicional procissão marítima de São Pedro volta a ser realizada em Vitória

A 94ª edição da procissão marítima de São Pedro, em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, foi realizada...

ES: vítima de acidente na BR-101 seguia para casa e iria comemorar aniversário da namorada

O aniversário de Paula Barbosa não será mais o mesmo. A jovem de 24 anos esperava pelo namorado...