Dados do boletim informativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do início da tarde deste domingo apontam cinco prisões de eleitores no Paraná e uma em Santa Catarina por boca de urna. O estado catarinense ainda teve um registro do mesmo crime eleitoral feito por candidato, mas não houve prisão. Até a última atualização dos dados do TSE, o Rio Grande do Sul não teve ocorrências.
Por outro lado, o estado gaúcho foi o que mais teve urnas substituídas na região Sul do país. Foram 199 dos mais de 23,7 mil equipamentos de votação. O Paraná precisou trocar 93 urnas até o início desta tarde e Santa Catarina, 65. Não houve registros de seções com votação manual.
Justificativas de ausência de voto poderão ser feitas pelo aplicativo e-Título
Número de eleitores com deficiência quase dobra em quatro anos
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quase 180 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições municipais deste ano. As mulheres representam 52% do eleitorado e homens, 48%. São Paulo tem o maior colégio eleitoral do País, com mais de 33 milhões de eleitores, seguido por Minas Gerais, com 15 milhões, e Rio de Janeiro, com 12 milhões de votantes. Entre os estados do Sul, o Rio Grande do Sul tem o maior número de pessoas aptas a votar, logo à frente do Paraná e de Santa Catarina.
Neste domingo, não haverá votação no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). Os eleitores de Macapá (AP) também não irão às urnas, mas a cidade deverá realizar eleição ainda em 2020.