Sanidade animal é tema de encontro on-line com estudantes de Santa Teresa

Os alunos do sexto e do oitavo períodos do curso de Medicina Veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), em Santa Teresa, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) no desenvolvimento e na execução das políticas públicas de Defesa Sanitária Animal. O encontro on-line aconteceu nessa segunda-feira (06), promovido pela instituição de ensino, e contou com a participação do médico-veterinário do Instituto, Tiago Assad Nakano.

Segundo Nakano, durante a palestra foram abordados os programas oficiais de Sanidade Animal, com foco na bovino e na suinocultura. “É importante que os futuros profissionais conheçam melhor o trabalho de defesa sanitária, ainda pouco contemplado na grade curricular, e as respectivas legislações do setor. Falamos sobre febre aftosa, brucelose, tuberculose, peste suína clássica e africana, entre outros assuntos. A conversa foi muito produtiva, com bastante interação dos alunos”, contou.

De acordo com o professor da disciplina de Suinocultura e Bovinocultura da Esfa, Diogo Vivácqua de Lima, esta é uma grande oportunidade para os estudantes. “Estamos retornando agora às aulas e decidimos trazer um profissional para apresentar aos alunos a importância das atividades do Idaf e os desafios na suinocultura e na bovinocultura capixaba. É primordial que eles, ao se formarem, tenham esses conhecimentos, de modo que possam orientar os produtores adequadamente. Agradecemos a parceria de sempre do Idaf com as instituições de ensino”, disse o professor.

Sanidade animal

A sanidade animal contempla ações básicas que visam à proteção dos animais, à diminuição dos riscos da introdução e propagação de agentes causadores de doenças ou mesmo de transmissão de doenças dos animais ao homem.

No Espírito Santo, compete à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Idaf, planejar, programar, supervisionar, estabelecer normas e coordenar programas e projetos inerentes às ações de defesa sanitária animal.

Texto: Francine Castro

 

Leia mais

Leia também