Ainda em tempos de cuidados redobrados quanto à contaminação de Covid-19, as escolas estaduais no Espírito Santo e da capital, Vitória, têm retorno previsto para o mês de fevereiro para o ensino infantil, fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional, em modelo presencial.
Não há, no ES ou em Vitória, normativas sobre exigência de comprovante de vacinação contra o vírus para que alunos voltem às escolas.
Confira, abaixo, os detalhes sobre as voltas às aulas em instituições de ensino estaduais e na capital:
De acordo com a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), as aulas nas escolas estaduais retornam no dia 3 de fevereiro. A data vale para as 450 escolas da Rede Estadual de Ensino, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral, nas modalidades de ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.
As férias escolares nas escolas administradas pelo governo estadual acontecem de 18 a 23 de julho e o encerramento das atividades letivas será no dia 14 de dezembro, para todas as modalidades.
Na capital, os alunos voltam para a sala de aula no dia 7 de fevereiro nas 102 escolas municipais, data válida para ensino infantil e EJA, sem revezamento, de acordo com o calendário letivo da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).
As férias nas escolas municipais acontecem de 18 a 24 de julho e o encerramento das atividades letivas será no dia 22 de dezembro. Para a EJA, o fim do calendário escolar em 2022 é marcado para o dia 20 de dezembro.
A preocupação com a Covid-19 não terminou, e, portanto, protocolos seguem valendo nas instituições de ensino.
“A máscara será de uso obrigatório, as unidades de ensino continuarão disponibilizando álcool em gel e incentivando a higienização das mãos”, frisou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), o horário passa das 7h às 11h30 para o matutino e das 13h às 17h30 para o vespertino, para 7h às 12h pela manhã, e 13h às 18h no período da tarde.
Para as unidades em tempo integral e a EJA, o horário permanece o mesmo: das 7h às 16h30 para escolas em tempo integral, e 18h às 22h para a Educação de Jovens e Adultos.