Saiba como desbloquear as contas digitais do auxílio

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou na quarta-feira (22) como vai funcionar o procedimento para liberação de acesso no aplicativo Caixa Tem, que é uma poupança digital usada por quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600. Na terça-feira (21), o banco estatal informou ter bloqueado contas com suspeita de fraude, mas não detalhou quantas contas foram suspensas no total. O caso também está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

Quem acessar o aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta bloqueada terá que verificar em qual das situações se encontra: suspeita de fraude ou inconsistência cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.

“Temos um grupo com suspeita de fraude, [que representa] 51% das contas bloqueadas. Neste caso, o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear. São as contas com suspeita de fraude e aquelas que já sofreram fraude”, afirmou Guimarães durante uma coletiva de imprensa. Outra parte dos beneficiários que teve a conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.

“Temos um segundo grupo, com 49% desses [acessos] que foram bloqueados, com uma inconsistência cadastral. O que deve ser feito é um novo acesso ao aplicativo para envio de documentação [online]. Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida a agência e vai acelerar a liberação do cadastro”, acrescentou Guimarães.

Recadastramento

Para quem está com inconsistência cadastral no Caixa Tem, um novo acesso para envio de documentação, de forma online, já poderá ser feito a partir desta quinta-feira (23). Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência.

Já quem está com suspeita de fraude na conta precisa ir pessoalmente até uma agência da Caixa, mas de acordo com o calendário de recebimento já previsto.

“Não adianta procurar uma agência neste momento, se você nasceu em outubro, por exemplo, porque estamos pagando os nascidos em janeiro. Isso é importante para evitar as aglomerações, porque não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui a duas semanas, 20 dias”, destacou o presidente da Caixa. O calendário detalhado de pagamentos do auxílio emergencial pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal.

Informações: Agência Brasil

Leia mais

Casagrande confirma 94 novos casos de coronavírus e mais um óbito no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, confirmou, durante...

Espírito Santo investiga possíveis casos de reinfecção de pacientes já curados do Coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) investiga casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus. A possibilidade de que um paciente já recuperado...

Boa Esperança começa vacinação de rotina em adolescentes e adultos nesta sexta-feira (19)

Para garantir a atualização do cartão e as...

Prefeito quer reduzir o próprio salário e de secretários durante a pandemia

A Prefeitura da Serra vai enviar, nesta segunda-feira...

Leia também

Corpo é encontrado em praia de Guarapari

Um corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira...

Mestre Bigu sofre tentativa de homicídio em Santa Luzia do Norte

A polícia militar de Ecoporanga foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio com arma de fogo, que ocorreu em Santa Luzia...