Saeb será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro de 2021 • SiteBarra

Saeb será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro de 2021

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas no período de 16 de novembro a 10 de dezembro de 2021. O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desde 1990, e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da Educação Básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País.

Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.

Esta edição terá a participação amostral de turmas de escolas da Educação Infantil, por meio de questionários, a aplicação amostral de provas de Língua Portuguesa e Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, também serão aplicados os Questionários Eletrônicos para Diretores, Secretários Municipais de Educação e Professores ou Auxiliares de Sala da Educação Infantil.

A coleta de informações para diferentes atores e em diferentes etapas escolares permitirá a ampliação de informações sobre a Educação Básica brasileira e fornecerá evidências para a formulação e reformulação de políticas públicas educacionais.

O Saeb utiliza dois tipos de instrumentos:

– Testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos avaliados. Contemplam as áreas do conhecimento Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT). Em 2021, uma amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental também fará provas de Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH).

– Questionários (Impressos e Eletrônicos), a serem aplicados aos Alunos, Professores, Diretores e Secretários Municipais de Educação. Coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar na compreensão do desempenho nos testes. Portanto, é imprescindível que os professores da turma e diretores estejam presentes nos dias da aplicação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata