Rússia e EUA discutirão estabilidade estratégica em Genebra


Delegações da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão na próxima quarta-feira (28), em Genebra, na Suíça, para discutir a estabilidade estratégica, confirmou nesta sexta-feira (23) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O diálogo é uma extensão dos acordos alcançados na reunião de 16 de junho entre o presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo americano Joseph Biden, disse o comunicado, informa a Prensa Latina.

De acordo com a nota da diplomacia russa, as delegações serão chefiadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Riabkov, e pela vice-secretária de Estado americana, Wendy Sherman.

“Questões para manter e fortalecer a estabilidade estratégica, bem como as perspectivas para o controle de armas, serão discutidas”, disse o representante russo. 

Sobre a próxima reunião, Washington lembrou que em sua cúpula de junho na Suíça, Putin e Biden concordaram em “manter um diálogo sólido e deliberado” com o objetivo de “lançar as bases para o controle de armas e medidas de redução de risco futuras”.

Em declarações à agência de notícias TASS, Riabkov disse que o lado russo planeja discutir “em detalhes” todos os aspectos da estabilidade estratégica, riscos e ameaças potenciais, e elaborar um mecanismo para outras atividades conjuntas.