RS: Confiança do empresário industrial apresenta estabilidade em outubro, revela FIERGS

O empresário gaúcho está confiante em relação à retomada da economia. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), levantado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Os dados apontam que o indicador atingiu 64,9 pontos em outubro, e manteve a estabilidade em relação ao mês imediatamente anterior. Em setembro, a pontuação chegou a 65,2.

Apesar do resultado, houve uma interrupção de quatro aumentos consecutivos, superiores a 33 pontos, após o piso histórico de 32 registrado no mês de maio. Mesmo assim, o economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, avalia que o resultado ainda representa um patamar satisfatório.

“Esse resultado também é corroborado por outras pesquisas que fizemos com os empresários do Rio Grande do Sul, que mostram uma tendência a um maior investimento nos próximos seis meses, maior contratação de trabalhadores, aumento na atividade, tanto por conta do aumento da demanda externa quanto interna. Então, apesar dessa quebra de sequência de alta, a perspectiva ainda é positiva”, considera.

MG: CIT SENAI abrirá vagas para capacitação de profissionais da indústria alimentícia em 2021

Escolas do Sesi do Amazonas vão ter novo sistema de ensino a partir de 2021

Indústria 4.0: Senai-RS se adapta ao novo cenário e moderniza estruturas e cursos

O ICEI-RS varia de zero a 100 pontos e valores acima de 50 implicam confiança. Entre os consultados na pesquisa, a percepção sobre as condições atuais melhorou. Todos os indicadores continuaram acima dos 50 pontos em outubro.

Já em relação ao Índice de Condições Atuais, o registro foi de aumento pelo quinto mês, chegando à marca de 60,7 pontos, ou seja, 1,3 a mais do que a pontuação notada em setembro. De acordo com o levantamento, a percepção positiva dos empresários do Rio Grande do Sul perante a economia apresentou um salto, ao passar de 54,6 para 56,7 pontos no período.

“A paralização das atividades acabou caindo na maioria dos municípios e dos estados e a atividade voltou para um patamar muito próximo do normal. Além disso, o empresário percebeu que existia uma demanda reprimida e conseguiu ver um aumento muito grande nos pedidos. Então, diversos setores acabam tendo um aumento muito grande na sua utilização de capacidade por conta dessa demanda que ficou reprimida no período do auge da pandemia”, destaca. 

No total, 45,4% perceberam melhora na economia brasileira. O resultado foi mais que o dobro dos 20,8% que disseram notar uma piora. A maioria, representada por 58,9% dos empresários, também notou reação nas companhias, cujo índice subiu de 61,8 para 62,7 pontos. No que diz respeito aos próximos seis meses, todos os indicadores continuaram bem acima dos 50 pontos.

Expectativas

O Índice de Expectativas, por sua vez, ficou em 67 pontos. O nível representa um recuo ante os 68,1 do mês anterior. Já o Índice de Expectativas da Economia Brasileira sofreu uma queda de 63,6 para 62,2 pontos no período, com 56,5% das empresas, em outubro, demonstrando otimismo e apenas 8,2%, pessimismo.

Sobre o Índice de Expectativas para as empresas, o registro foi de queda de 70,3 para 69,4 pontos entre setembro e outubro. A pesquisa foi realizada com 208 empresas, sendo 40 pequenas, 67 médias e 101 grandes, entre 1º e 14 de outubro.

Foto: Arquivo/EBC

Leia mais

Governo autoriza obras de construção de 730 moradias em Suzano (SP) e em Tabatinga (AM)

As obras, contratadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), receberão mais R$ 13,4 milhões para a...

Fim de semana com prisões e apreensões em Guarapari

Neste fim de semana, policiais militares do 10º...

CBF afirma que Campeonato Brasileiro começa no dia 9 de agosto

Logo após o governador de São Paulo, João Doria, afirmar, na última segunda-feira (6), que os clubes de futebol de seu estado não poderão...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste terá chuva no MA, PI, CE e BA, nesta terça (1)

Na região Nordeste, a previsão do tempo para esta terça-feira (1) é de chuva concentrada entre o centro-norte do Maranhão e Piauí e toda...

Leia também

Ação movida por advogados pede anulação das eleições municipais 2020; entenda

"O Movimento Advogados do Brasil (MABr) entrou com uma ação popular contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que requer, de forma liminar, a...

Capixaba Lincoln supera câncer e embarca para compor a seleção de futebol de areia em mundial

O jogador de 35 anos teve câncer no rim e se recuperou. Agora, ele se prepara para o Mundial de Futebol de Areia, que...

Andarilho suspeito de roubar e matar homem às margens da BR-101 é preso no Espírito Santo

Homem foi preso na tarde desta terça-feira (1º), menos de 12 horas após o crime. Essa foi a primeira morte violenta registrada em João...