RS: 8 regiões do estado apresentam risco alto de contágio da Covid-19

Monitoramento feito pelo governo do Rio Grande do Sul constatou que oito regiões do estado estão na bandeira vermelha, em que há um alto risco epidemiológico de contágio da Covid-19 e 12 regiões estão na bandeira laranja em que o risco é médio. Entre os locais com alto risco de contágio está a região metropolitana de Porto Alegre. O mapeamento foi desenvolvido pelo governo estadual para que auxiliar os municípios a adotarem protocolos específicos para cada cor de bandeira. A análise ocorre semanalmente. 

O mapeamento desta semana começou a valer a meia noite desta terça-feira (21) e segue até às 23h59 da próxima segunda-feira (27). Ao terem as regiões avaliadas, os gestores locais podem pedir uma reconsideração ao Gabinete de Crise, que poderá reavaliar a bandeira. No mapa preliminar desta semana, por exemplo, o estado estava com 18 regiões com bandeira vermelha e após reavaliação 10 destas regiões foram classificadas a bandeira laranja.

Covid-19 avança sobre estados da Região Sul 

O governador do Rio do Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou que a região metropolitana do sul vem chegando a capacidade máxima de ocupação dos leitos. Todas as semanas, as regiões são classificadas nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta, cada uma com regras a serem adotadas pelos governos municipais. 
 

Foto: Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais

Leia também