Rodrigo do Prego: “Propostas de Enivaldo combinam com o que pensa o MDB”

Na aliança que já reúne 12 partidos em torno da chapa Enivaldo dos Anjos-Gustavo Lacerda está um que sempre foi adversário histórico do deputado estadual: o MDB. Primeiro partido a que Enivaldo se filiou, ainda nos anos 70, o hoje parlamentar em seu quinto mandato, não encontrou espaço na legenda naquela época e filiou-se à Arena 2, uma espécie de oposição dentro do partido de sustentação do regime militar.

De lá para cá, Enivaldo foi PDS, PFL, PDT e, desde 2011, a convite do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, organizou o partido no Espírito Santo e passou a integrar suas fileiras, elegendo-se deputado estadual em 2014 e 2018. Agora, reúne desde a esquerda democrática, representada pelo PSB do governador Renato Casagrande, à direita, expressa no PSL e no PTB, legenda que aderiu, mais recentemente, ao bolsonarismo.

Mas o MDB é um capítulo à parte. E quem vai explicar a razão dessa guinada é o próprio presidente do partido, o empresário Rodrigo Turini Teixeira, o Preguinho, natural de Cachoeiro de Itapemirim, mas morando em Barra de São Francisco desde julho de 1984, quando acompanhou, junto com os irmãos Ramiro e Renato, seus pais Nilton e Júlia em mudança para a cidade.

“Estudei no ginásio no Colégio Santa Terezinha, na Escola Estadual João XXIII, cursei Técnico em Contabilidade e na Fundação Castelo Branco graduei-me em Ciências Econômicas. Aos 14 anos, comecei a trabalhar na empresa familiar do ramo de Supermercado e revenda de gás de cozinha, que é o seguimento de negócio que mantemos nos dias atuais no Noroeste do Espírito Santo e Mantena (MG), em parceria com a Supergasbras e o Gás do Prego”, conta Rodrigo Turini.

O empresário afirma que empreender não é uma tarefa fácil, “exige muita dedicação, empenho, equilíbrio tanto dos gestores e dos colaboradores para que se tenha harmonia e crescimento sustentável e constante da empresa com seus parceiros”.

Segundo Rodrigo, há alguns anos MDB passou por reestruturação em nível nacional, sendo presidido desde 2017 pelo deputado federal Baleia Rossi (SP), numa busca de recuperar o legado e os ideais “de nosso saudoso Ulisses Guimarães”. E, por ser um dos maiores partidos do País, segundo ele, muitas vezes está “sujeito à filiação de oportunistas, que buscam benefícios próprios”.
“No Estado, desde que Lelo Coimbra assumiu o partido, houve uma reestruturação e algumas pessoas não aceitaram, queriam usar o partido em benefício próprio. Em nível municipal, podemos destacar uma mudança radical nos últimos cinco anos. Antes dessa data, apenas três famílias detinham o poder no diretório municipal, mas desde a gestão do ex-presidente Sérgio, houve uma mudança radical, o diretório ficou mais democrático, vários filiados passaram a fazer parte das decisões”, disse Turini.

Como consequência disso, segundo seu presidente, o partido aumentou de tamanho: “Há cinco anos, não tínhamos nenhum vereador, mas passamos de 230 para mais de 600 filiados, com dois vereadores eleitos. Há quatro anos, acabou a era dos que se serviam do partido. Hoje, ouvimos os filiados e tudo é decidido pela diretoria, acatando a vontade da maioria”.

E arremeta dizendo que “o MDB foi o partido mais votado nas últimas eleições em Barrar de São Francisco, é o maior do município e, humildemente, estamos trabalhando para eleger Enivaldo dos Anjos e Gustavo para administrar o município”.

Para Rodrigo Turini, essa guinada deve-se à convicção da maioria dos filiados: “Desde início do ano, quando fomos convidados para discutir política, procuramos ouvir todos os pré-candidatos e, posteriormente, reunimos a diretoria do partido e optamos pela candidatura do Enivaldo dos Anjos, porque observamos que a maioria de suas propostas estão alinhadas com as nossas”.

Já para a Câmara, Rodrigo Turini disse que o MDB que eleger de um a três vereadores: “Estamos trabalhando dentro da coligação e dos partidos que compõem a aliança para que consigamos eleger maioria na Câmara, para dar tranquilidade ao Enivaldo, que acreditamos ser o nosso futuro prefeito, para administrar a cidade”.

Esse apoio não é apenas agora, segundo o presidente do MDB, mas vem das eleições recentes: “Enivaldo nunca havia vencido eleições na Vermelha e Vila Poranga, mas com o apoio do vereador Jonso, do presidente Dário Grosman e de vários outros filiados, Enivaldo teve três vezes mais votos que seus adversários”.

Atualmente, na administração do prefeito Alencar Marim, nos últimos dois anos o MDB passou a participar com o subsecretário Darinho. “Não fomos convidados para participar diretamente da gestão do Alencar, principalmente porque não ajudamos a construir sua eleição”.

Em 2018, o MDB já apoiou Enivaldo para deputado estadual, segundo Turini: “A nossa diretoria bate na tecla: toda administração deve ter dois conselhos, um técnico para sugerir ações que melhorem o funcionamento do Poder Executivo, ajudando o gestor em suas decisões, outro conselho seria político, necessário para ter boa interlocução com os vereadores, porta-vozes da população. Não exigimos cargos, temos pessoas qualificadas para desempenharem várias funções, mas deixaremos isso por conta do Enivaldo escolher”.

Leia mais

PL que institui programa de recuperação tributária aguarda parecer na Câmara desde junho

Com a promessa de preservar negócios e manter emprego e renda no atual cenário econômico, o projeto de lei que institui o Programa Extraordinário...

Suspeito de estuprar e engravidar criança de 10 anos ainda não foi localizado

O homem suspeito de estuprar e engravidar uma criança de 10 anos em São Mateus, no Espírito Santo, ainda não foi localizado. Segundo a...

Incêndio atinge apartamentos em Guarapari

Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos foram...

Chacina em Vitória: Polícia Civil e Marinha realizam perícia no local do crime

Na tarde desta quinta-feira (1), a Polícia Civil,...

Leia também

Acidente entre carreta e dois carros deixa um morto na BR-101

Um acidente envolvendo uma carreta e dois carros deixou um homem morto na tarde desta quarta-feira (28) na BR-101, na altura da Serra, na...

Brasil: vereador é acusado de espiar mulheres trocando de roupa por buraco no teto

Um vereador de Varginha, em Minas Gerais, é acusado de espiar, por um buraco no teto, mulheres trocando de roupa em um banheiro do...

Prefeito de Anchieta Fabrício Petri exonera servidor que ofendeu adversários

O prefeito Fabricio Petri exonerou na tarde desta...

Inep registra mais de 15 mil candidatos inscritos na revalidação de diploma médico em 2020

Dos profissionais de medicina que vão participar do Revalida 2020, 51,8% são mulheres e 48,2% homens. Foto: Banco de imagens O número de inscrições confirmadas...