O Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio e depressão, foi o tema da Roda de Conversa do Projeto Avivar, na tarde da última quinta-feira, 21, na sede do projeto, no bairro Nova Barra (Vaquejada).
Com a participação dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Unopar, polo Barra de São Francisco, o evento teve início às 14h e contou com muitas dinâmicas e brincadeiras sobre o tema, com dezenas de idosos presentes.
Durante o evento os membros do projeto puderam falar e relatar suas dificuldades do cotidiano sobre o assunto abordado. O bate papo destacou a importância do combate à depressão e a prevenção ao suicídio.
De acordo com a coordenação do projeto, muitos idosos que sofreram perdas de membros da família, principalmente durante a pandemia da Covid-19, sofrem com a dor e precisam de ajuda para vencer a depressão, tornando necessário o acompanhamento com psicólogo e outras especialidades médicas que são ofertadas pelo Projeto Avivar.
A coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha, enfatizou a importância do idoso não silenciar suas dores e se manter em movimento. “Só se acha o equilíbrio em movimento. Se você andar de bicicleta e parar, vai cair. Você precisa estar pedalando para manter o equilíbrio e continuar andando. Assim é a nossa mente e o nosso físico. Para achar o equilíbrio é preciso estar em movimento,” finalizou Cleidmar.
Ao final da roda de conversa foi servido um lanche a todos os presentes, que aproveitaram o momento para estreitarem a amizade entre eles, como sempre ocorre em todas as rodas de conversas e outros eventos do realizados pelo Projeto Avivar.
+ Sobre o Projeto Avivar
O Programa de Atendimento Integral a Saúde do Idoso foi implantado em 2022 pela Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em uma uma iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos e já conta com mais de 1.100 idosos cadastrados somente no polo do Centro da cidade. Ainda existem três polos no interior, um no distrito de Cachoeirinha do Itaúnas, um em Monte Senir e outro em Vargem Alegre.
O objetivo do Projeto Avivar é oferecer atendimento adequado aos idosos, com equipe multiprofissional, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autoestima e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável. Além de comemorar datas comemorativas o projeto oferece atividades diárias e viagens culturais totalmente gratuitas.
Atividades diárias
Hidroginástica no clube Vale do Sol de terça à sexta no período matutino e vespertino. Zumba às terças e sextas, às 18h, na Escola Municipal João Bastos e nos sábados na praça Arlindo Pinto da Costa. Forró aos domingos na sede do projeto.
Inscrições
Os idosos – de 60 anos acima – que desejarem participar do Programa Avivar, podem realizar inscrição no bairro Barra Nova, rua Henrique Fanti, número 316, ao lado da Delegacia Regional de Polícia Civil das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e as sextas-feiras até as 16h.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cartão SUS e AMA;
Comprovante de residência.