Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Colatina • SiteBarra

Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Colatina

O nível do rio Doce em Colatina, cidade da região Noroeste do Espírito Santo, chegou aos 6,48 metros na manhã desta terça-feira (11), ultrapassando a cota de inundação, que é de 5,8 metros. A informação é de Gabriela Fardin, da TV Gazeta.

A cheia no Rio Doce, que corre o risco de transbordar em vários pontos do Espírito Santo, é causada, principalmente, pelas fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerais, ao longo do curso do rio.

Ainda durante a madrugada de segunda-feira (10), o rio Doce havia atingido a cota de atenção, que é de 4,6 metros. Já na madrugada desta terça, o rio já marcava os 6,2 metros de profundidade, acumulando uma alta de 1,6 em apenas 24 horas.

Durante as cheias, o rio Doce pode represar os afluentes, como o rio Santa Maria. Por isso existe a preocupação de que os moradores próximos dos afluentes também sejam impactados.

No último sábado (8), as chuvas intensas na cabeceira do rio Santa Maria, em Santa Teresa e São Roque do Canaã, fizeram o rio transbordar e alagar a parte mais baixa do bairro Vila Lenira, em Colatina.

A Defesa Civil está monitorando as áreas ribeirinhas e fazendo alertas à população que pode vir a ser atingida pelo transbordamento dos rios.

Nível do rio Doce está sendo monitorado e já atingiu cota de inundação em Colatina, ES

Nível do rio Doce está sendo monitorado e já atingiu cota de inundação em Colatina, ES

Chuvas em MG fazem rio Doce subir no ES

Chuvas em MG fazem rio Doce subir no ES