Rio Doce atinge 4 metros em Governador Valadares; município decreta situação de emergência • SiteBarra

Rio Doce atinge 4 metros em Governador Valadares; município decreta situação de emergência

 

O Rio Doce atingiu 4 metros, na régua do Saae, na manhã desta terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que o volume continue a subir e pode chegar a 4,5 metros às 11h.

De acordo com a Prefeitura, atualmente cerca de 6 mil pessoas precisaram deixar suas casas para fugir da enchente e outras 93 estão desabrigadas.

Porém, o o número pode crescer e atingir 10 mil desalojados, como na enchente registrada em 2020. A previsão se dá com base no número de moradores historicamente afetados por enchentes. Cerca de 55 mil pessoas moram em 20 bairros às margens do rio Doce, população que é atingida direta ou indiretamente pelas cheias.

O acesso aos bairros atingidos pelas cheias está sendo restrito pela Polícia Militar, apenas moradores podem entrar mediante a apresentação de comprovante de endereço. O objetivo é evitar furtos nas casas que foram deixadas pelos moradores, bem como evitar a aglomeração de curiosos nas redondezas.

Nas redes sociais, moradores registram a água invadindo casas e ruas. No bairro São Pedro, uma mulher precisou ser resgatada pelos bombeiros na noite desta segunda-feira (10), veja vídeo abaixo.

Bombeiros resgatam mulheres no bairro São Pedro durante enchente
Casa alagada no bairro Ilha dos Araújos — Foto: Fernanda Lisboa/Arquivo Pessoal

Decreto de situação de emergência

Em função disso, o prefeito André Merlo (PSDB) decretou situação de emergência em Governador Valadares na tarde desta segunda-feira (10).

A medida faz com que o município possa ter acesso a recursos federais e estaduais de forma facilitada e fazer compras emergenciais sem licitação para custear ações necessárias à recuperação da cidade, além de favorecer as pessoas que tiveram os seus imóveis afetados pelas chuvas, já que estes poderão solicitar a liberação do FGTS.

O município divulgou ainda a relação de escolas que estão servindo de abrigo, confira:

  • Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz – Rua Monte Azul, 125, bairro Esperança
  • Escola Municipal Lina Martelli – Avenida Washington Luiz, 2941, bairro Santa Rita
  • Escola Estadual Diocesano – R. Juiz João Costa, 3591, bairro Vila Bretas
  • Escola Municipal Professor Helvécio Dahe – Rua João Rosa, 107 Santa Rita

Aqueles que necessitarem dos abrigos poderão se deslocar diretamente para esses locais, apresentando documentos pessoais e um comprovante de endereço, onde serão acolhidos por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

Abastecimento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgou alerta para que a população economize água, pois as cheias do Rio Doce afetam o bombeamento e o tratamento de água.

“Nestes períodos, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central opera com redução média de 20% de sua capacidade, há aumento da turbidez e dificuldade de captação devido ao fato de algumas bombas não funcionarem submersas”, informou o órgão.

Rio Doce atinge 4 metros em Governador Valadares; município decreta situação de emergência