Rio Branco-ES volta a se destacar e início de nova gestão tem saldo positivo

Compartilhe

A grande final da Copa Espírito Santo 2022 por pouco não antecipou etapas do planejamento do Rio Branco-ES. O vice-campeonato colocou fim ao primeiro ano do time principal no triênio do presidente Paulo Pacheco, que concentra os esforços na reestruturação do clube alvinegro. A informação é de Vitor Nicchio, do Globo Esporte.

Receitas foram prejudicadas nos anos que precederam o mandato de Paulo Pacheco – 2016 a 2021. O discurso se mantém e o Capa-Preta volta a sua atenção para o plano de reequilíbrio das dívidas. Isso porque, combinada às decisões tomadas pela administração do Rio Branco no passado, a oscilação nesse período não fez nada bem às contas.

O Brancão teve problemas financeiros graves e trabalha com uma administração economicamente segura. A salvação do maior campeão do futebol capixaba passa necessariamente pela redução de suas dívidas. Segundo o clube, o Rio Branco vai fechar o ano com superavit. Ao classificar para a final, o Brancão alcançou resultados esportivos planejados para médio e longo prazo.

– É o resultado de uma gestão profissional, transparente, conduzida com responsabilidade institucional, cumprindo o projeto de gestão que culminou no adiantamento de objetivos de médio para curto prazo, equacionamento das dívidas, recuperação da credibilidade da imagem do clube e consequentemente resultado esportivo. Foi fundamental o envolvimento dos atletas, comissão técnica e staff, que apesar de representarem instituição centenária maior vencedora do futebol estadual, estão cientes do momento de reestruturação do clube e tua função individual que reflete nos resultados dentro e fora de campo – declarou ao ge.

Rio Branco-ES perdeu a Copa Espírito Santo 2022 nos pênaltis para o Vitória-ES — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Rio Branco-ES perdeu a Copa Espírito Santo 2022 nos pênaltis para o Vitória-ES — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Se o olhar estiver voltado para a rotina, para o curtíssimo prazo, o Brancão tem um espaço exclusivo para treinamento. Localizado em Vila Velha, o CT Capa-Preta Ponta da Fruta foi viabilizado pela Volda, patrocinador master do time, que também foi resultado do projeto atual.

Combinada às decisões relacionadas a condições de trabalho, honrar acordos com funcionários e atletas tem sido destaque no Rio Branco. Porém, por enquanto, o que há de concreto é a busca pela recuperação financeira e estabilidade no cenário estadual.

– O atleta profissional necessita de estrutura profissional de trabalho para obter performance esportiva. O clube ofertou centro de treinamento somado a alimentação balanceada, suplementação, fisioterapia, medicina esportiva, moradia, transporte e salário em dia, cuja única preocupação do atleta era treinar e jogar. A estrutura profissional de trabalho somado ao cumprimento do acordado na contratação, adicionado a gestão humanizada, foram fatores predominantes para o desempenho esportivo dos atletas.

Rio Branco-ES tem trabalhado no CT Capa-Preta em Vila Velha — Foto: Vitor Recla/RBAC

Rio Branco-ES tem trabalhado no CT Capa-Preta em Vila Velha — Foto: Vitor Recla/RBAC

Como o título da Copa Espírito Santo não foi concretizado, o planejamento de formação do elenco será mantido. Para 2023, ainda, existe anomalia contábil. O Alvinegro está satisfeito com o desempenho dos atletas e irá manter a base do time vice-campeão.

O presidente Paulo Pacheco elogiou o desempenho esportivo. Agora, sem calendário até o fim do ano, a solução encontrada foi emprestar os jogadores.

– Não haverá alteração no projeto esportivo a curto prazo. Estamos negociando empréstimo de 18 atletas, mantendo a base do time finalista da Copa ES para a temporada 2023, somado a atletas que serão incorporados ao elenco. Se tivéssemos obtido a receita da Copa do Brasil adiantaríamos o projeto esportivo de 2024, não ocorreu e será cumprido o projeto de gestão do clube para 2023 objetivando saneamento financeiro, gestão austera, investimento na base e reestruturação da instituição.

Leia também

Abertura da Copa Rural de Futebol Amador movimentou o Bagaço neste sábado (13)

Aconteceu neste sábado (13), na comunidade do Bagaço a abertura da Copa Rural 2022, com a presença de...

Restaurante Moreira e Waltinho Construtor farão a grande final do Perna de Pau 2022 de Barra de São Francisco

O campeonato Perna de Pau, promovido pela prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Esporte,...

Idoso cai em córrego e morre afogado em Nova Venécia

O corpo de um homem identificado como Altamiro Domingos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15), dentro um...

Ponte ecológica é construída em Monte Sinai

Funcionários da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construiu mais uma ponte...

Mulher é esfaqueada com filho no colo em Boa Esperança

  Na tarde do último sábado (13), uma jovem, de 20 anos, foi vítima de lesão corporal. Ela relatou que...

INDICADORES: preço do boi gordo sofre elevação nesta segunda-feira (15)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (15) com alta de 2,83% e o produto...

IPCA de julho é indicativo de que inflação pode começar a recuar, apontam especialistas

A queda de 0,68% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) em julho, segundo o IBGE, indica...

Dia do Estagiário: estágio marca os primeiros dias do resto da vida do profissional

Em 18 de agosto se comemora o Dia do Estagiário. A prática do estágio se configura em uma...