Revista do APEES abre chamada de artigos do dossiê ‘História e Historiografia da Educação Capixaba’

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) torna pública a chamada de artigos para compor o décimo número da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”. A data-limite para o envio de trabalhos, que devem ser de caráter inédito, é o dia 23 de agosto. A próxima edição terá como dossiê “História e Historiografia da Educação Capixaba”, sob a coordenação da professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Miriã Lúcia Luiz.

A publicação tem periodicidade semestral e é disponibilizada, em meio eletrônico, no site oficial do órgão. A submissão de trabalhos deve ser feita no link: https://ape.es.gov.br/submissao-de-artigos.

Miriã Lúcia Luiz destaca que a proposta do dossiê é promover o diálogo entre pesquisadores que tematizam a história da educação, em busca de socializar narrativas historiográficas que abordem objetos e assuntos do ponto de vista local; problematizar os caminhos necessários à ampliação da pesquisa e divulgar os trabalhos produzidos sobre a historiografia da educação.

“Deste modo, essa proposta se abre para estudos realizados sobre a História e a Historiografia capixaba para a compreensão dos processos educativos no Estado, focalizando questões como a constituição e atuação das instituições educativas, a formação e a prática docente, a história das disciplinas escolares e sua relação com o currículo, saberes e práticas e os temas e os sujeitos da História da Educação”, afirma a coordenadora.


Leia mais

Leia também