Retorno das aulas no Espírito Santo ainda não tem data definida, diz secretário

 

Volta ás aulas ainda não tem previsão para acontecer no ES — Foto: SVM

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (20), o subsecretário de Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, afirmou que ainda não há definição sobre o retorno ou não das aulas presenciais na rede estadual para o mês de agosto. No estado, as aulas estão suspensas desde o dia 17 de março, por causa da pandemia da Covid-19.

“Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Saúde (Sesa) em protocolos que nos deem segurança com o retorno das aulas. Estão previstas atividades de distanciamento, mudanças nas estruturas, materiais, funcionamento de biblioteca, cantina e de áreas comuns. O retorno das aulas será decidido quando tivermos segurança absoluta, por parte do sistema de saúde, de que não colocaremos em risco a vida de nenhum de nossos alunos ou professores. Ainda não há definição para o mês de agosto”, afirmou o subsecretário.

Na mesma coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a volta às aulas pode ser um problema em cidades pequenas, com baixas ocorrências da infecção pelo novo coronavírus, e que o ideal é que as escolas se preparem para manter a educação à distância.

“Esses municípios pequenos, com a retomada da escola, podem ter um verdadeiro problema de saúde pública, se o retorno das aulas não for acompanhado de um momento seguro para essas autoridades. No momento que for seguro e oportuno, haverá o acordo para um retorno às atividades acadêmicas e escolares. Por enquanto, recomendamos o reforço para aperfeiçoamento de métodos pedagógicos [à distância], porque é possível que essa situação ainda se prolongue por um tempo”, indicou.

Grande Vitória x Interior

O subsecretário disse, ainda, que no município de Vitória há uma curva com tendência de recuperação da doença, ou seja, uma velocidade maior na redução dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

Porém, ao contrário de alguns municípios da Grande Vitória, que já apresentam uma tendência de estabilidade, a situação no interior do Estado ainda é preocupante.

“No interior, a taxa de transmissão ainda é maior que 1. Ou seja: o crescimento da doença é de uma pessoa infectada transmitindo para mais de uma pessoa, que é um dado predominante para o aumento de casos. Especificamente para o interior, há um aumento no número de internações e de mortes. Ainda não temos sinal de estabilização no interior como temos na Grande Vitória”, apontou Reblin.

Reinfecção

Ainda de acordo com Reblin, alguns casos de reinfecção pelo novo coronavírus estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde.

“Temos alguns casos, que estamos avaliando e investigando, que tiveram resultados de PCR positivo um tempo depois de terem feito o mesmo exame, um tempo maior de 30 dias. Estamos, ainda, avaliando se essa situação ocorreu em função de questão operacional, como a data da coleta e tempo adequado – além de outras questões que podem interferir no resultado – ou se é algo residual da primeira infecção. Mas, sim, estamos investigando algumas pessoas que tiveram esse resultado positivo”, afirmou.

Leia mais

Banco Central anuncia que vai lançar cédula de R$ 200 com imagem de lobo-guará

O Banco Central anunciou nesta quarta, 29, por...

Pesquisa revela crescimento da aprovação de Bolsonaro na Presidência

O presidente Jair Bolsonaro está com motivos para comemorar. Desde o início de sua gestão na Presidência da República, as taxas de aprovação ao...

Feiras livres são suspensas em Nova Venécia

As feiras livres, que acontecem nas tardes das...

Leia também

PEC dos Fundos deve ser votada na próxima semana

O Senado Federal deve, enfim, votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2019, que acaba com mais de 240 fundos públicos criados por lei...

Orçamento emergencial para minimizar efeitos da pandemia tem execução superior a 70%

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal precisou destinar dinheiro para que estados e municípios pudessem adotar medidas que ajudassem a...

Casagrande estabelece regras para retorno de eventos sociais e esportivos no Espírito Santo

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou, em edição extra do Diário Oficial publicada neste sábado (19), as regras para a realização de...

Espírito Santo chega a 3.422 mortes e 113.819 curados com 124.291 casos confirmados de Covid-19

  O Espírito Santo registrou, até este domingo (20), 3.422 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 124.291. O índice de letalidade...