Resultados preliminares no Peru dão pequena vantagem a Keiko Fujimori


O chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru (ONPE, na sigla em espanhol), Piero Corvetto Salinas, anunciou na noite de ontem, madrugada de segunda-feira (7) no Brasil, os primeiros resultados.

“Com 42.030% dos votos, a candidata da Força Popular, Keiko Fujimori, obtém 52.9% e o candidato do Peru Libre, Pedro Castillo, 47.1”, disse Salinas.

O chefe do ONPE explicou que os resultados são apenas iniciais e correspondem aos centros de votação urbanos. “Os votos da área rural e do exterior ainda não foram apurados”, acrescentou.

Salinas agradeceu aos observadores internacionais que participaram do evento. 

Castillo pede para esperar voto rural

O partido Peru Libre pede garantias na contagem de votos. O candidato da esquerda, Pedro Castillo, após tomar conhecimento dos primeiros resultados, disse em reunião com seus apoiadores que “a vontade popular será respeitada”, mas esclareceu que quase 58 por cento dos votos ainda não foram apurados e correspondem à área rural, onde ele tem mais força.

“Apelamos à mais ampla tranquilidade, à unidade. Já passamos por diversos processos, por diferentes contenciosos democráticos (…) e por isso peço calma”, disse, informa a Telesul.

Pedro Castillo e Keiko Fujimori

Pedro Castillo e Keiko Fujimori (Foto: Opera Mundi)

Leia mais

Leia também