Resultado da I Mostra de Qualidade de Café de Dores do Rio Preto

A I Mostra de Qualidade de Café de Dores do Rio Preto apresentará os 10 melhores cafés e suas respectivas notas, na próxima quarta-feira (16). O resultado será transmitido pelo canal da prefeitura municipal, no YouTube, às 18 horas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Dores do Rio Preto junto ao Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e à Empresa Caparaó Jr.

A Mostra tem como objetivo prestigiar o trabalho dos cafeicultores e motivar o cultivo de cafés de qualidade. Entre os 10 cafeicultores selecionados, com os nomes já disponibilizados no site da prefeitura, estão produtores conhecidos internacionalmente pelos seus cafés. A live de divulgação do resultado contará com a participação de autoridades e profissionais reconhecidos no ramo da cafeicultura, além de compradores e o público em geral. 

A produção de cafés especiais, apesar de estabelecida em Dores do Rio Preto, ainda é um desafio para produtores que possuem propriedades em localidades baixas do município. As 20 amostras inscritas tiveram a avaliação dividida em dois grupos, sendo o primeiro com produção até 1.000 m de altitude e o segundo com cultivo de café acima de 1.000 metros.

“Buscamos promover a Mostra para dar reconhecimento aos cafés de qualidade produzidos em Dores do Rio Preto. Certamente esperamos um excelente resultado que movimente a comercialização desses cafés e aumente a visibilidade do trabalho de nossos cafeicultores”, disse Priscila Nascimento, extensionista do ELDR de Dores do Rio Preto e uma das organizadoras da Mostra.

Texto: Andreia Ferreira

Leia mais

Leia também