Restaurantes vão poder abrir aos sábados na Grande Vitória das 10 as 16 horas

Com a divulgação da nova matriz de risco, restaurantes em mais 19 cidades do Estado vão poder abrir a partir desta semana aos sábados, das 10h às 16h. O funcionamento já é liberado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Os municípios foram classificados como de risco moderado. Entre eles estão os da Grande Vitória, com exceção de Cariacica, que permanece em risco alto.

De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, a regulamentação de prevenção deve continuar. “Lógico que todos devem seguir o protocolo para qualquer grau de risco, com número máximo de pessoas na loja, uso de máscaras e álcool em gel”.

Para o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, os restaurantes estão prontos para esse novo passo.

“Estamos preparados pra receber a todos com segurança, dentro do protocolo de funcionamento que apresentamos ao governo. Bares e restaurantes já são ambientes seguros, tendo em vista que já seguem rígidas normas de segurança sanitárias e ambientais”, disse.

As mudanças ocorreram porque a taxa de ocupação dos leitos de UTI está abaixo de 80%. Pela primeira vez, desde maio, o Estado registrou o menor índice, com 76%. Apesar de alguns municípios terem entrado nos quadros de risco moderado e baixo, Casagrande pediu cautela. “Nós não estamos na normalidade. Não passamos pela pandemia, ainda estamos no curso da pandemia. Não estamos em uma matriz de retomada, estamos em uma matriz de controle”.

Ele alertou que, mesmo os números tendo diminuído, o Estado ainda está em risco: “Risco baixo é risco. É preciso que os municípios continuem cuidando para não ir do moderado para o alto e a gente viva uma nova onda que nos ameace com o lockdown”.

Fonte: tribunaonline

Leia mais

Leia também